agcapa72.JPG (18130 bytes) agcapa71.JPG (18690 bytes)

.

Revista de Cultura nº 7
Fortaleza/ São Paulo, outubro de 2000
.
Editorial
.
Expediente
..
Matérias
.
Portal da Agulha
.
editorial






Recente pesquisa apresenta surpreendente resultado ao situar a Internet como a mídia de ponta em termos de propaganda segmentada, colocando-a na condição do mais eficiente veículo de propaganda de que dispomos. Já não resta dúvida que se inovou o suficiente para assim incrementar tal mídia, embora haja ainda o benefício da dúvida recaindo sobre o aspecto da novidade.

O que passa a preocupar é que se encontrem em estado vertiginoso de queda as mídias convencionais (revistas, jornais e televisão aberta), perdendo até mesmo para as mídias exteriores (outdors, banners em ônibus, taxis etc.). Igual preocupação diz respeito à canalização dessa avalanche de anunciadores que invade a Internet.

A soma de ambas inquietações justifica um quadro ainda hipotético onde a hegemonia de uma mídia pode vir a interferir em sua condição democrática, quadro que por si só nos indaga até que ponto devemos acirrar esse distanciamento das mídias referidas no que respeita à sua interferência no mercado atual.

Observado pelo ângulo da cultura, é possível vislumbrar uma repetição de tratamento, limitando o termo uma vez mais à produção de bens direcionados ao entretenimento, em prejuízo direto a aspectos como criação, reflexão e restauração, como se verifica nas mídias dadas como convencionais.

Talvez o mais correto aponte na direção de uma equivalência de forças, na percepção de que uma maneira de ver não esgota todo o campo de visão. Se observada a ação desenrolada pelas revistas de cultura na América Latina ao longo de várias décadas, mostra-se claramente uma condição cimeira no entrelaçamento da realidade dos inúmeros países que englobam essa instância continental.

Foram os diretores de revistas – e não editores, imprensa diária ou corpos diplomáticos – que influíram (e o seguem fazendo) no relacionamento (embora mínimo, saibamos) entre culturas nessa vastidão territorial que constitui a América Latina. Também na Europa se verifica o mesmo.

Com o surgimento das revistas virtuais, a primeira dificuldade encontrada radica justamente em uma quebra absurda de relacionamento entre as mídias, ou seja, restringe-se um raio de ação justamente quando se evoca sua multiplicidade. Torna-se imperativa, até pela naturalidade do ato em si, a correspondência de espaços de propaganda entre mídia impressa e virtual, por exemplo, no referido caso das revistas de cultura.

Não se pode evocar condição democrática sem considerar e praticar o diálogo franco, advogando a favor do livre acesso de informação de concretizações de toda ordem. Ao que tudo indica, enquanto não se perceber que as mídias devem ser complementares e não excludentes, a tecnologia que define a comunicação em nosso tempo seguirá interferindo unicamente na economia, como uma ciência alheia à atividade humana.

os editores
Início desta página
.
.
.
.
.
.
.

matérias



1. a angústia da definição e a definição da angústia. nilza amaral
2. a correspondência de julio cortázar. josé mário pereira
3. a grande mesa da poesia na américa hispânica, 1: juan calzadilla, raul henao, blanca luz pulido, eduardo arellano elías, carlos barbarito, pedro granados, reynaldo jiménez, washington benavides, alvaro miranda, mariella nigro
4. alberto gualde: dois tributos a um pintor oriental. adrienne samus
5. antonin artaud: loucura e lucidez, tradição e modernidade. cláudio willer
6. borges, callois: diálogo fugaz. jorge luis borges e roger callois
7. cidades, ruínas, paisagens. luisa futoransky
8. cinema: a ficção da realidade ou a realidade da ficção? augusto guilherme
9. três epigramas alquímicos anônimos dos séculos XVI e XVII. foed castro chamma
10. francisco madariaga: el ánima solar. luis bravo
11. hans arp: um homem em seu silêncio. floriano martins
12. josep-ramon bach: el pájaro imperfecto como mitología personal. àlex broch
13. maninha cavalcante: pinturas & desenhos. textos de cláudio willer, mário schemberg e josé roberto teixeira leite
14. marcel schwob: os segredos da imaginação. floriano martins
15. pedro granados: la solitaria búsqueda de las definiciones. josé luis falconi
16. pequeno prefácio a duchamp: ainda sobre o grande vidro. jorge lúcio de campos
17. rogelio sinán: los trazos desiguales. manuel goiás
18. wirikuta: la caza del venado. víctor sosa

Início desta página
jpmenor.jpg (9998 bytes). .
.
.
.
..


 
expediente

editores 
cláudio willer 
floriano martins

projeto gráfico & logomarca 
andré nunes 

tratamento de imagens & collage do portal 
floriano martins 

artista convidado 
maninha cavalcante

apoio cultural 
jornal de poesia 

crédito possível de ilustrações 
alberto gualde, foto © marisol lópez
jorge luis borges, foto © herman schwarz
josep-ramon bach, foto © barbara roosken
juan calzadilla, foto © jaime ballestas
julio cortázar, foto © rogelio cuéllar
maninha cavalcante, fotos © irco e ari costa pinto
mariella nigro, foto © alvaro percovich
raul henao, foto © jorge alvarez
rogelio sinán, foto © salomón vergara
sonia murillo-martin, foto © josé luis rissetti
banco de imagens © acervo edições resto do mundo
excetuando obras de hans arp, katsushika hokusai, marcel duchamp e cartazes de filme reproduzidos no artigo de augusto guilherme, todas as matérias estão ilustradas pela artista maninha cavalcante
todas as traduções: floriano martins
artigo sobre francisco madariaga foi reescrito a partir de la piedra y el espejo (brecha, montevideo, 23/01/98)
os artigos assinados não refletem necessariamente o pensamento da revista
agulha não se responsabiliza pela devolução de material não solicitado
todos os direitos reservados © edições resto do mundo

sobre os colaboradores
adrienne samos. jornalista (balfaro@sinfo.net) panamá
àlex broch. crítico / espanha
alvaro miranda. poeta e editor / uruguay
augusto guilherme. crítico de cinema (augustoamorim@yahoo.com) brasil
blanca luz pulido. poeta (blanca.pulido@mailexcite.com) méxico
carlos barbarito. poeta (carbar8@hotmail.com) argentina
cláudio willer. poeta (cjwiller@uol.com.br) brasil
eduardo arellano alías. poeta (eduarellano@yahoo.com) méxico
floriano martins. poeta (floriano@secrel.com.br) brasil
foed castro chamma. poeta / brasil
jorge lúcio de campos. poeta (jorgeluciocampos@bol.com.br) brasil
josé luis falconi. crítico / peru
josé mário pereira. editor (topbooks@unikey.com.br) brasil
juan calzadilla. poeta (junkalz@telcel.net.ve) venezuela
luis bravo. poeta (tarja@netgate.com.uy) uruguay
luisa futoransky. poeta e ficcionista (luisa.futoransky@wanadoo.fr) argentina
maninha cavalcante. artista plástica / brasil
manuel goiás. poeta / panamá
mariella nigro. poeta (mnigro@internet.com.uy) uruguay
nilza amaral. ensaísta (nilzamar@mandic.com.br) brasil
pedro granados. poeta (pgranad@acs.bu.edu) peru
raul henao. poeta / colombia
reynaldo jiménez. poeta (tsetse@sinectis.com.ar) peru
sonia murillo-martin. poeta e ficcionista (danielamagazine@cs.com) estados unidos
víctor sosa. poeta (sunya@prodigy.net.mx) méxico
washington benavides. poeta (ebo@chasque.apc.org) uruguay

conversa com a agulha 
cláudio willer (cjwiller@uol.com.br
floriano martins (floriano@secrel.com.br)

Início desta página
restodomundo.JPG (7628 bytes)

jpmenor.jpg (9998 bytes)