CONCERTO DAS WALKYRIAS
PARA O
ANIVERSÁRIO DE
EVA BRAUN
"Três movimentos em uma longa fantasia. Um instrumento solista virtuoso
conduz, desenvolve e se desembaraça em cima de um tema, em contraponto
a um background orquestral, que representa um conflito ou uma competição
entre grupos de instrumentos de diversas qualidades tonais. O crescimento
da cadenza de acompanhamento reduz quase a zero, no final, a liberdade
de improvisação da solista."
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"O ouvinte vai achando cada vez mais fácil identificar-se com as
dificuldades e triunfos do solista, em analogia com suas próprias
tentativas de abrir caminho na vida."
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"O crescente poder do instrumento solista permite e provoca um acompanhamento
orquestral cada vez mais alto e envolvente."
A. Veinus - "The
Concerto"
I
ALLEGRO
Eva Braun dança piruetas alegremente
de maiô,
como na piscina, no céu de Berchtesgaden
ao ritmo de produtos químicos revolucionários
para acabar com o sorriso. Eva Braun
se fotografa com a cão pastor austríaco
e experimenta um chapéu tirolês
azul -
pela porta de serviço do palácio
do Führer
ela sobe a escada dos fundos
por trás dos membros sorridentes do
Bundestag.
"Não tenho filhos, só os bem-amados
habitantes de Dachau, e um ou outro
sobrevivente de Dresden - sou, às vezes,
Geli Raubal e inspiro um minueto a Wagner
para dançar, à tarde, sob a
cachoeira
ou numa praça de Viena, como fazia
na pensão de moças da Bavária
- uma vida, disse Speer,
em seguida e na seqüência exata,
doméstica
e relaxada, sem nenhum erotismo."
"Que todos estejam preparados:
com os pés plantados na terra sagrada
se ajuntarão em torno de mim
crateras, bondes quebrados, soldados sem medo
marchas militares, músicas de igreja,
passos de ganso
e tambores frenéticos agitando as bandeiras
monumentalizadas para o desfile": o Führer
afaga as criancinhas e o cão pastor
austríaco:
EIN FÜHRER, EIN VOLK, EIN DEUTSCHLAND.
Em 3 de março de 1933, dia do aniversário,
Marta Engelman teve a primeira lição
de dança
embriagada pela unidade do povo alemão
e pelo filme Mädchen in Uniform de Dorotea
Wieck.
Mas agora esqueceu as canções
patrióticas
as lições de dança e
os filmes românticos:
por isso as SS, tomando-o por um judeu, nesse
dia,
assassinaram o crítico musical Willhelm
Schmid.
"Todas as janelas de Berlim postaram-se
em minha vida como um estreito pátio
embora ele sempre prometesse: "além
de Fräulein Braun
não levarei ninguém comigo:
Fräulein Braun e o cão":
a amante de um líder
tem de conformar-se a não ter amor,
só operetas ocasionais e quatro horas
de filmes por dia
na vida de subterrâneo da Côrte
no pequeno grupo abismal."
Amanhã, depois de amanhã e depois
de depois de amanhã
os fatos estarão sendo verificados
minuciosamente por todos os destinos:
os campos tranqüilos e os campos de guerra
as barricadas e as barreiras das fronteiras:
o Papa a abençoar a Cavalaria Polonesa
contra as Divisões Panzer e os Stukas
correndo nos olhos mortiços do Gueto
de Varsóvia
ou ainda a terra desolada de homens nus
de mãos para cima carpindo seus cadáveres.
Eva Braun silente: 35 pílulas para dormir:
- "Tudo que eu queria agora era ficar doente
e não ouvir falar dele para sempre.
Por que nada acontece em minha vida?
Por que o demônio não acorda
para me levar
deste outro que atormenta tudo? Por que
o silêncio de gelo é assim no
olhar feroz?
Seria melhor
o demônio do fogo que o demônio
do gelo."
Geli Raubal, a garotinha,
já não é mais apenas
uma mucosa
e o orifício que a cerca, já
não é mais
uma imitação wagneriana do desejo
- foi substituída
nos passeios pelo campo e nas salas de Munique
e na certeza do suicídio: Juliano,
o Imperador,
cuida de seu efebo amado e dorme com ele
nas moedas e nas estátuas do Egito
- Geli Raubal
tem um busto de mármore no quarto da
morte
e, uma vez por ano, quatro horas de meditação
do Senhor dos Exércitos. Qual será
essa oração?
- "Ela se matou pela minha chegada:
e por ela suicidei-me duas vezes
e morri outras tantas para consumir-me afinal
no holocausto cinza que nos preparamos -
e queria apenas
uns vestidos novos, dançar de vez em
quando
e fumar livremente - preferiria até
as chicotadas recebidas por quem o viu
(talvez Emil Maurice) na intimidade dela."
- "Nunca fui Mein Prinzesschen, Isolda e Tristão:
um homem inteligente
deve ter uma mulher primitiva e estúpida
e um povo obediente. Um apóstolo
não pode ter sentimentos, apenas seguidores
e uma Stefanie romântica na juventude
para justificar o mito e nutrir-se
do orgasmo das multidões em delírio
aos pés dos seus monumentos.
As massas são uma mulher
a ser possuída a cada instante
em fervor erótico pelo Líder
- aos poucos
excitadas com blandícias, repetições
vazias
alinhando os pesadelos represados
a brutalidade animal adormecida, o puro ódio
inconsciente, para gozar a excitação
e os grunhidos
do orgasmo cívico incontrolado e demente
da multidão e de seu pai ensandecidos.
Yesterday and the day after: o Holocausto
estava previsto: anunciou Jeremias:
"Do Norte derramar-se-à a desgraça
sobre todos os habitantes da Terra
nas estepes e nos desertos
planícies e montanhas de todo o povo
que teimosamente sobreviver". E, "nosso Movimento
é totalmente sem ideais e não
tem mesmo
a aparência de um programa - o instrumento
de seus soldados é a ação
inconsciente
de seus líderes e o cálculo
gelado do medo".
- "No Hotel Vier Jahreszestein, em Munique,
nada me disse em três horas e proibiu-me
de falar - de soslaio
me olhavam os cortesãos e os dignitários
suspeitamente: a amante disfarçada
em mulher do poder
sem o romantismo de Stefanie ou o glamour
das Walkyrias do cinema. Desesperadamente
tentei identificar-me com ele. À saída,
como a uma puta, deu-me um envelope com dinheiro.
- "Maniacamente
tentei encontrar a Mulher, identificar-me
com ela" - pensou só uma vez. "A doce
menina de Linz
não se encarnou em você que se
foi
para a guerrilha aburguesada da mesmice
e da ladainha das reivindicações
cotidianas.
Afinal, não somos casados e urge
comportar-se propriamente
no cenário de mil anos de Albert Speer."
Depois da grande guerra pelo sangue
a grande guerra do sangue - Total War.
Civilians, o povo do mundo inteiro avassalado
-
Anne Frank via do seu esconderijo, abismada,
the occupied countries por cima
da Linha Maginot e dos cabelos jovens
embranquecendo a cada 30 segundos em Dunquerque
to became numbers
on the Conqueror Book. Only death
here is victory and the only free ones
the exterminated.
Many died on the way.
- "Germans
my people, Party Members, não devemos
mentir
enganar jamais - em nossas mãos
está o Destino: entregai-me os vossos",
assim
Fernando e Isabel expulsaram os judeus -
e começou a Era, a Nova Era da Morte.
Exultaremos duas vezes em Nuremberg
e dançaremos todos em Berghof
as mímicas insuperáveis da insanidade.
II
SCHERZO
Em Bunchewald e Dachau, o fundo do Mar Morto
se estende por mulheres e crianças,
mas não há vida,
só estômagos para a fome - e
nervos
para sentir a dor, que já não
tem importância -
é mais que o sal-amargo de todas as
infâncias
onde a morte intrínseca é costumeira
como o abrir dos olhos e o castelo
de sonhos do mundo mineral.
"This is the place, Gentleman", como bradava
Stratis Thalassinos, o Marinheiro Grego.
Em Obersalzberg, a beleza
resplende mais o terror do despenhadeiro
do que a harmonia da paisagem:
O Führer dorme na poltrona ao lado de
Eva Braun
e pairam sobre ele os fluidos dos tambores
dos povos da germânia
no estupendo marketing da Nova Era:
"- De onde vens tu? - brame o arauto.
- De Dresden!
"- E tu? - Da
Pomerânia!
"- E tu?
- Do Saar!
Só não sabem para onde irão.
"- Em meu balé solitário como
o de um peixe alado
busco redimir-me da solidão - exercito-me
na barra
e vou ao fundo da cachoeira colher girassóis
qual borboleta infantil - os aviões
me debruçam sobre o abismo, Geli Raubal
não alcançou a perversão
das borboletas doidas
e restou em nós, assim como ao efebo
amado
do Imperador demente - uma árvore
solta no rio procurando as tormentas."
Stalingrado resiste: ("Já chegou o inverno?"),
secretamente pergunta-se, apesar
da fé e dos votos de lealdade pessoal.
Freud
deixa Viena e 60.000 pessoas, apenas lá,
são presas pela visão externa
do inconsciente -
Sigmund Freud, num gesto simplório,
tira o chapéu e se despede da pureza
racial.
De longe, não vistos por ele, outros
perscrutam
suas passividades e o medo escondido de morrer.
"- Quando fecho meus olhos eu vejo
o futuro do mundo a meus pés. O mundo
criamos,
não viemos dele - Ein Führer,
Ein Reich, ein Deustschland."
E, com um gesto, figurante da jovem Walkyria
de longos cabelos louros no céu azul,
ajeita o cabelo na testa
a mão de Padre Nosso 3 vezes em saudação
ou a bênção aos nubentes
na cerimônia de amor dos condenados.
- "Fui transformada em bovino
como todos os outros
no amanhecer de Munique. Speer tinha visto
"uma simples moça do campo, apenas
com o viço da juventude" - tudo fiz
para não ser como a amante escondida
mas me curti no silêncio enquanto o
mundo
vulcanizava-se - e assim me transformei
numa banal prescrição para uso
externo."
Jeremias, o Nabi, na Segunda Deportação
assim se preparou para a terceira e última:
"Eu te constituo neste dia
entre as nações e os reinos
para arrancar e para destruir
para exterminar e para demolir.
Do Norte derramar-se-á a desgraça
sobre todos os pecadores da Terra
porque, eis, vou convocar
todas as tribos dos reinos do Norte."
Uma alma feita para o amor
assim enviada, a predizer
sobretudo a desgraça, homem da discórdia
para todas as gentes.
"Que culpa temos
desse Profeta enlouquecido
e de seu sonho delirante?",
bocejam exaustos
do fundo do Mar Morto
os inmates de Auschwitz e das câmaras
de gás.
Geli Raubal, ainda uma criança, aprofunda
seus passos
e a Gestapo busca batatas escondidas
nas dobras das calças rotas do povo
- e todos
estão famintos, a Gestapo
está faminta, os cadáveres
estão famintos, e o Sínodo,
integralmente,
se mistura na rua, circunspecto e faminto,
enquanto entoa os cantos do Talmude
para a cerimônia de extermínio
dos mortos.
Sob o Arco do triunfo, em passos lentos,
passam as tropas para não despertar
Napoleão Bonaparte. Britain remains.
Willhelm Fürtwangler
executa o Opus 130 de Beethoven, precisamente
a Cavatina - vê-se, nos sons precisos,
Stalingrado, o caminho de Moscou
e a mulher amante da secretária do
Führer.
Fire. Bombs. Conquest. Death. Force.
Os sofredores,
os semimortos e as mães desconhecidas
cantam canções da Rússia
e da Eslávia
e as das pás múltiplas que cuidam
dos sepultados de ontem
nascidos no mesmo dia opaco da morte premonitória
no mesmo dia da Nova Ordem
e dos suspeitos do fastio, dependurados no
pátio
entre os crucificados sem cruzes.
Acima
os conquistadores das ruínas. como
na vida real.
"Mas tu me conheces e me vês
provaste meu coração que está
contigo -
consagra-o para o dia do massacre.
Aquele que é da morte, para a morte.
O do cativeiro, para o cativeiro.
O que é da espada, para a espada
E aquele que é da fome, para a fome".
As criancinhas, no Gueto,
pulam amarelinha
na proto-história da morte - os mortos
escasseiam as calçadas
porque são teimosamente abundantes
e ultrapassaram
as cotas preestabelecidas
da precisão ritual - a Solução
é equânime para as criancinhas.
Os que sobraram sabem - ou imaginam -
que amanhã é o dia deles:
ou poderia ter sido ontem
se não fôra a falha do forno
# 3 -
a vontade de viver se agarra aos ossos
com os pedaços da pele, uma caloria
por centímetro quadrado - essa é
a medida
para esperar outros dois mil anos
recitando o Profeta e seus salmos.
Deixaram de ser pessoas, são galhos
ressequidos de almas,
como em Gogol ou muito antes
ou depois, no ritual tenebroso
antecipado - os mortos
que enterrem seus mortos, não viemos
aqui para um espetáculo
mas para
a finalização dos ideais - e
dos Profetas.
E assim foi feito - Heinrich Himmler
desmaiou em Minsk
na execução de prisioneiros
- é difícil
suportar a presença
de nosso crime em nossos olhos, who
called you here?
As almas sensíveis comandam a morte,
mas não conseguem
suportá-la.
Ao contrário das imagens do cinema
as raposas não sobrevivem no deserto
-
o que escondem
são suas tocas e as fanfarras
para atrair os cães fardados, as raposas
não usam óculos de aviador
e não se aventuram onde
cai areia nos olhos, preferem mais
as estepes e as montanhas geladas.
25 Klon B - a mezinha mágica
Bad und Desinfektion - e depois
novembro 1918 - a cláusula última
da hora final de Jeremias
voando sobre as montanhas:
"quem é da morte, para a morte
quem é da terra, aqui se enterre
quem é da escravidão
aqui desapareça para sempre".
Neste scherzo, nota a nota, toma forma
a fisiologia da tirania em dimensão
programada
por todos os meios precisos da lógica
e do jogo do terror implantado
no cerne dos neurônios esterilizados
pela religião bem clara do massacre
em seus ritos obscuros = "nós, alemães,
somos os únicos povos do mundo
a agir decentemente com os animais".
Eva Braun suplica inutilmente por um cão.
III
ALLEGRO MA NON TROPPO
"Por que eu trago uma desgraça do Norte
o Destruidor das Nações se pôs
em marcha
para transformar tua terra em solidão
-
e destruir tuas cidades
até não ficarem mais cidades.
Ai de nós que estamos perdidos!
Anuncia-se desastre sobre desastre
por todo o campo devastado."
E todos os pássaros fugiram do céu.
Eva Braun é o Mensageiro chegando inesperado
-
ao Bunker de Berlim para não mais voltar
- "Quando me for, chamarei apenas Fräulein
Braun
Fräulein Braun e meu cão."
- "Tive de vir:
agora me exporei ao mundo e serei esposa
esposa da morte por uma hora - e Geli Raubal
estará vingada. Nada prenuncio, mas
aqui
tudo se torna um subterrâneo mítico
sem qualquer ressurreição.
Quem tirou os quadros da parede?
E guardou os tapetes e jogou aqui
as manchas de fuga pela sala abandonada
e que notícias trágicas dos
jornais velhos
se refletem no general bêbado dormindo
no sofá?"
O passado fica cada vez mais perto
quando o futuro vem chegando. Estes daqui
também não são culpados
de ter havido
o delírio e a farsa do Profeta Jeremias.
O pássaro do espinheiro faz um único
vôo
e canta uma só vez em toda a vida,
na véspera de morrer. Eva Braun
já não se lembra do suicídio
do marido
nem da neve de Berghof e das fumaças
dos canhões
que não se identificavam
com as trilhas translúcidas de Obersalzberg
-
mas mesmo assim voltou, como em si mesma,
para seu Holocausto cinza - e o último
canto.
os presságios se apoderaram das praias
e as mulheres e as crianças estão
on the move -
ten thousand corps a day
jews or no jews, they are all the same
in terms of destruction and slow movements
on a concert under heavy fire
during almost three weeks. Germans
aos milhares, descalços nos cobertores
de neve,
asfixiados nos túneis, esquilos nas
florestas queimadas.
O conde Stauffenberg sacrificou o olho
depois o braço e, finalmente,
sofreu quatro mil mortes pela tentativa
de extinguir uma vida que se punha contra
cem milhões de vidas. Da Normandia
já galopa o cavalo branco morto
fugindo do esconderijo dos ratos, com a peste
e as crianças louras revoando
convocadas para a chacina final.
“Levantei um sinal de Bet-Acaram
porque a desgraça já chegou
das montanhas do Norte -
terror de todos os lados - sobre os píncaros
elevo gemidos e prantos. Sobre
as pastagens das estepes
um canto de lamentações."
O Senhor Sifilítico
já não dormia na sua hora terminal
apesar das garantias dos Comandantes
e das traições gerais.
O vento encostara no abismo.
- "Nosso líder destruiu um tanque antes
de morrer"-
me disseram na véspera. As paredes
de concreto
ofereciam o suor do medo
aos defensores da cidade sem saída
ou fantasia possível, como um morto
desenganado -
the fateful destiny of the people, não
valem mais
os mimetismos e as máscaras.
- "Nunca mais teremos 1918, nunca mais",
exceto este 45, mensageiro dos russos.
O cão Blondi espreita Eva Braun,
também consciente de seu fim, já
sem os afagos
da mão trêmula escondida na calça
preta. Eva Braun
recebe os sacramentos do ato não sagrado:
- 'A vida não perdoa as fraquezas,
Mein Kampf."
E, apesar de tudo, é bem fugaz a loucura.
Os poros e as lágrimas do mundo
estão prestes a secar
nestes momentos sonâmbulos da mitologia.
Na cantina do Bunker o Senhor dos Exércitos
reúne os últimos discípulos
para a penúltima ceia,
'O sangue do mundo é meu destino."
Do tiro que se ouviu
não emergiu nenhum Aquiles, mas apenas
a última saudação de
braço erguido
registrada em Jerusalém. Eva Hitler
se suicida pela terceira vez
sem uma palavra de protesto
no dia do aniversário, agora póstumo.
Paris/Rio/Gramado,
set/nov 91.
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