LIVROS

Geração boa de versos

Novas obras do mineiro Francisco Alvim e do carioca Armando Freitas Filho mostram a vitalidade da poesia contemporânea brasileira

Gabriel de Paiva/Ag. O Globo
Reunião
Freitas Filho publicou em Fio Terra poemas escritos entre 1996 e 2000

Com a morte de João Cabral de Melo Neto (1920-1999), a poesia brasileira perdeu a última grande unanimidade neste século. Muitos críticos acham até que, nos próximos anos, ninguém será capaz de substituir João Cabral no posto de poeta número 1 do país. A grande diversidade que caracteriza o atual panorama poético, apostam esses especialistas, seria um sinal negativo de que a poesia brasileira não conta com uma voz maior, capaz de influenciar seus pares e ser por eles respeitada. Estaríamos, dentro dessa visão pessimista, vivendo um período de muito barulho por nada.

Os novos livros de Armando Freitas Filho, Fio Terra, e Francisco Alvim, Elefante, mostram que há bastante luz no fim do túnel da poesia brasileira contemporânea. Eles pertencem à mesma geração (estão na faixa dos 60 anos) e são seguidores de uma mesma tradição poética, o modernismo brasileiro. O carioca Freitas Filho gosta de dizer que Manuel Bandeira, Drummond e João Cabral formam a “Santíssima Trindade” de sua poesia. Além de Drummond, o mineiro Alvim também “conversa” com Oswald de Andrade e, de alguma forma, com Dalton Trevisan.

Apesar dos pontos de contato, os dois poetas enveredaram por caminhos diferentes, construindo obras originais. “Gosto de ler Francisco Alvim não para tentar escrever como ele, mas para ver a maneira, as coisas que ele faz e que eu nunca vou poder fazer”, disse Freitas Filho a Heloisa Buarque de Hollanda, no Jornal do Brasil. Os leitores de Fio Terra e Elefante entenderão o que o poeta carioca quer dizer.

O poema mais curto em língua portuguesa talvez seja Amor/Humor, de Oswald de Andrade. Alvim escreve versos tão sintéticos e precisos quanto esse. Por exemplo: Quer ver?/Escuta. Ou em Psiu/volto já. Bem-humorado ou irônico, o poeta mineiro é também muito coloquial. Usa expressões ou termos corriqueiros para criar imagens poéticas. “Futebol” é um bom exemplo da técnica. Consta de apenas um verso: Tem bola em que ele não vai.

O coloquialismo de Francisco Alvim é marca da produção poética de toda uma geração, surgida nos anos 70, chamada de “poesia marginal”. Jovens, dos quais o mais famoso foi Chacal, publicavam livros pequenos, com edições de 200 exemplares, impressos de forma artesanal em mimeógrafo, e os vendiam em lançamentos festivos, no Rio de Janeiro e em São Paulo. As obras dos principais poetas dessa geração – e de outros, como Alvim, Cacaso e Ana Cristina César, que tinham afinidades com os poetas marginais – só chegaram a um público maior nos anos 80, numa coleção chamada Cantadas Literárias, da editora Brasiliense. O volume Passatempo, uma antologia com quase toda a produção de Alvim, está hoje fora de catálogo, pedindo para ser reeditado.

Divulgacão
Profissão
Alvim é diplomata na Holanda

Diferentemente do colega de poesia, Armando Freitas Filho nunca foi identificado com os membros da geração mimeógrafo. Tão próximo de João Cabral quanto de Drummond, o carioca sempre trabalhou num registro mais elaborado, difícil, com imagens de alto impacto. Há mais de 20 anos, Freitas Filho publica regularmente por uma grande editora, a Nova Fronteira – o que também o diferencia da maioria dos poetas brasileiros.

Em Fio Terra, um diário poético escrito ao longo de três meses, o poeta reflete sobre o próprio ofício: Doente de mim desde que a escrita/juntou-se à vida, com as linhas/da mão misturadas às do papel/sob o peso da batida do pulso pegajoso. Rigoroso com seu trabalho, observa em “Caçar em vão”: Às vezes escreve-se a cavalo./Arremetendo, com toda a carga./Saltando obstáculos ou não./Atropelando tudo, passando/por cima sem puxar o freio… Uma boa definição para a obra tanto de Armando Freitas Filho quanto de Francisco Alvim pode ser encontrada num verso do poeta carioca escrito em homenagem aos poemas de João Cabral: (…) No fundo eram apenas um, em várias vias e versões/descortinado, sem nenhum excesso de céu.

Mauricio Stycer

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