Lélia Coelho Frota


Hipótese de Maio

Sobre a mesa o relógio anuncia meu tempo que se desfaz em crivo de aflito pensamento. De que jardins me evado de que amores provenho de que enredo impreciso se armara o que estou sendo entre meus dicionários fragmentos de retratos os rútilos canários enfunadas cortinas. Os amigos inquietos o silêncio a aumentar concêntrico, severo em torno das conversas além da ausência, além dos constantes afetos. Resíduos de passeios em paisagens alheias empinham-se em gavetas — cartas de amor nos seus macios envelopes risadas e conchinhas a voz que fala sempre no fundo da sonata diletantes poemas todos concordemente citando o Coração ladeado de flores zéfiros sorridentes (e os sabia chorosos). As gavetas estufam o que nelas se havia adquire vida própria um sitiado encanto e explusa da memória de que participava com escassa competência eu, que leve o lembrava. O conteúdo humano desse ditoso espólio palpita, e entretanto — semicerrados olhos agitar de cambraia — invencível o sono se engolfa na dolência. Sono maior que o escuro a corromper a luz diuturna nostalgia de um sonho, não sei mais ao certo o que seria. Coágulo sombrio adensando-se em zona fechada, onde me perco neste mês-de-maria pensando o que seria de mim, no dissolvido rumor que me povoa sem conduzir à fala da sempre poesia sem revelar o muito de amar que pretendia antes de antes, não sei ao certo o que seria. Mas bem que perfazia um circuito profundo onde a primeira imagem (início e ata finda) que ainda se reflete é a da jovem correndo pela campina, soltos cabelos, e as glicínias a descer pelos ombros prendendo-se na boca primavera garrida pelo azul florentino. Na mão direita tinha uma roseira viva juritis entoavam campestres ladainhas e pela transparência de sua carnação via-se-lhe o coração com um só nome gravado a rubro, fulcro infenso. Corria na campina fantástica, e ainda posso lembrar que em fuga amava sempre, e ria.


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