Mais de 3.000 poetas e críticos de lusofonia!

 

 

 

 

 

 

 

 

Cyro de Mattos


 


Cyro de Mattos Premiado Duas Vezes
no Concurso Literário Internacional
Maestrale Marengo D’Oro de Gênova


 

 

O poeta baiano Cyro de Mattos foi premiado duas vezes com o segundo lugar na Décima Edição do Concurso Literário Internacional “Marengo D’Oro”, patrocinado pelo Centro Culturale Maestrale, em Gênova, Itália. O poeta concorreu na categoria de obra estrangeira com os livros “Cancioneiro do Cacau”, publicado pela Ediouro (Rio), 2002, e “Poesie Scelte”, antologia inédita, com poemas selecionados e traduzidos para o italiano por Mirella Abriani.

A premiação inclui Troféu de Prata San Marco e diploma, que serão entregues aos vencedores do certame em cada categoria, no dia 3 de setembro, no salão de convenção do Hotel San Marco, em Sestri Levante, Gênova. Concorreram na categoria Obra Estrangeira, (romance, conto, poesia, ensaio, texto teatral), livros escritos em português, espanhol, italiano, francês e inglês. As outras categorias do concurso são para autores italianos com livro publicado ou inédito, nos gêneros conto, romance, ensaio e poesia religiosa;

EPOPÉIA – O livro “Cancioneiro do Cacau” é uma epopéia da civilização do cacau na Bahia, de sua origem aos dias atuais, em que o baiano (de Itabuna) Cyro de Mattos consolida notável trajetória dedicada à poesia. Uma poesia marcada pela sua origem geográfica, inundada pelas paisagens e figuras das “terras do sem fim”. Traz prefácio do escritor e crítico literário Eduardo Portela, Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e as “orelhas” são assinadas pelo romancista e crítico literário Assis Brasil. Anteriormente, “Cancioneiro do Cacau” ganhou o Prêmio Nacional Ribeiro Couto, da União Brasileira de Escritores (Rio), em 2002, foi Finalista do Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro (SP), 2003, e conquistou oTerceiro Lugar no Prêmio Nacional Emílio Moura, da Academia Mineira de Letras. Já a antologia “Poesie Scelte” é uma seleção de 25 poemas inéditos e de livros publicados feita pela escritora e tradutora premiada Mirella Abriani, que inclui em seu currículo traduções de Vinicius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Florbella Espanca e Cecília Meireles.

INTERNACIONAL- A comissão julgadora da Décima Edição do Prêmio Literário Internacional Maestrale/San Marco – “Marengo D’Oro” – 2006, esteve integrada por Graziella Corsinovi (Presidente), escritora, ensaísta, da Universidade de Gênova; Nicolla Crocetti, editor e diretor da revista “Poesia”; Francesca Affaticati, filósofa; presidente do Salão Literário São Marco; Graziella Mondello, deputada no Parlamento italiano e Prefeita de Lavagna (Gênova), Danila Boggiano, poeta e filósofa; Mario Forella, poeta, compositor, cantor; Giovanni Giosué Chiesura, da Universidade de Gênova;, e Alberto Dell’Aquilla, poeta, crítico literário, presidente do Centro Culturale Maestrale.

Enquanto isso a revista literária trimestral “Sagarana”, da Escola de Escritura Criativa, em Milão, dirigida pelo escritor e professor Júlio Monteiro Martins, da Universidade de Pisa, publicou na edição de agosto a crônica “Copa do Mundo na Cinelândia” (Coppa del Mondo A Cinelândia), de Cyro de Mattos, em tradução de Mirela Abriani.


(www.sagarana.net, clique rivista, clique la lavagna del sabato)
 

 

 

 


 

08/08/2006