Mais de 3.000 poetas e críticos de lusofonia!

 

 

 

 

 

 

 

 

Domi Chirongo


 


Conselho da minha curandeira



“Começar já é metade de toda acção.”
Provérbio grego
 

Já é de conhecimento público que a capital Moçambicana é a cidade de Maputo que tem o estatuto de província. O que ao meu ver pressupõe mais confusão na cabeça das pessoas. Uma vez que o cidadão maputense para além de urbano/suburbano misturado com o tradicional africano, passa a ser também provinciano.

Como provinciano que já sou, para além de frequentar a missa aos domingos, consulto a minha curandeira aos sábados. E acredito que a maioria do cidadão maputense é assim como eu. Aliás essa é uma das particularidades que torna a nossa capital uma cidade diferente das outras. Embora tenhamos muitos outros pontos em comum que concorrem para o nome cidade.

Mas como o título sugere, vou falar do conselho que a minha curandeira deu-me no último Sábado que lá fui.

Com efeito, quando cheguei a casa da curandeira, parecia que estava a começar o atendimento pela primeira vez. Tinha a sensação que ela acabava de vir da lagoa, onde aliás havia permanecido durante um ano aquando do seu desaparecimento.

Ela estava sentada numa esteira na sala de espera. Tinha missangas quase em todo o corpo. Estava semi-nua revelando algumas tatuagens de enfeite privado. Tive vontade de tocá-la mas ao mesmo tempo o medo se apossou sobre mim.

Só agora é que percebo que ela já tinha sentido a minha tentação. Mas que importa!

Ora bem, a curandeira fitou-me os olhos e disse-me “nunca te deixes levar pelos curandeiros. Nós trabalhamos com espíritos. O nosso serviço basicamente resume-se a gestão espiritual. Lidamos com alguns espíritos bons e a maioria maus. O que nós fazemos geralmente é tirar espíritos maus das pessoas e passámo-los para as outras pessoas. O que se verifica constantemente na nossa sociedade é que as pessoas nos consultam com determinada enfermidade espiritual e nós tiramos o espírito mau e trocámo-lo por outro doutra pessoa que não tem essa enfermidade espiritual mas tem outra ou outras enfermidades. Digo-lhe ainda mais, as enfermidades espirituais muitas das vezes são hereditárias. Tu podes pensar que estás bem hoje. Mas na segunda ou terceira geração da tua linhagem a vida familiar se complica. Por isso, meu estimado companheiro. Meu querido irmão, não te deixes corromper por nós. Pois, o curandeiro hoje em dia não difere dos médicos que te transmitem outras enfermidades ao tentar curar uma...”

Naquele Sábado ela falou de muitas coisas que eu não conseguiria transcrever ao papel. Ela interpretou muitos fenómenos que os filósofos nunca se aperceberam.

A princípio não entendi porque é que me estava a dizer tudo aquilo. Em instantes cheguei a pensar que me quisesse passar o testemunho. Mas ao mesmo tempo não me via a viver cerca de um ano debaixo da água. Não me via a abandonar os semáforos, as discotecas, os prédios, os “shoppings”, entre outras coisas.

Entretanto, graças a Deus, ela não me estava a passar o testemunho muito menos tinha essa intenção. Apenas estava a me preparar para eu poder suportar a vida nessa selva urbana que é a cidade de Maputo. Estava a preparar-me para aguentar a vida nessa cidade das acácias! Pois, dias depois vim a saber que ela se ausentou do mundo visível e foi viver encima das árvores.

 

 

 


 

27/07/2005