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Atualizado em 10.02.01
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Responsável:
Soares Feitosa
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Francisco Otaviano
Notícia bio-bibliográfica:
  1. biografia


Poesia: 

  1. Soneto
  2. Morrer... Dormir...
  3. Ilusões da Vida
  4. Recordações
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Francisco Otaviano
           Francisco Otaviano (F. O. de Almeida Rosa), advogado, jornalista, político, diplomata e poeta, nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 26 de junho de 1825, e faleceu na mesma cidade em 28 de junho de 1884. É o patrono da Cadeira n. 13, por escolha do fundador Visconde de Taunay.

           Era filho do Dr. Otaviano Maria da Rosa, médico, e de Joana Maria da Rosa. Fez os primeiros estudos no colégio do professor Manuel Maria Cabral, e no decorrer da vida escolar dedicou-se principalmente às línguas, à história, à geografia e à filosofia. Matriculou-se na Faculdade de Direito de São Paulo em 1841, na qual se bacharelou em 1845. Regressou ao Rio, onde principiou a vida profissional na advocacia e no jornalismo, nos jornais Sentinela da Monarquia, Gazeta Oficial do Império do Brasil (1846-48), da qual se tornou diretor em 1847, Jornal do Commercio (1851-54) e Correio Mercantil. Foi eleito secretário do Instituto da Ordem dos Advogados, cargo que exerceu por nove anos; deputado geral (1852) e senador (1867). Como jornalista, empenhou-se com entusiasmo nas campanhas do Partido Liberal e tomou parte preponderante na elaboração
da Lei do Ventre Livre, em 1871. Já participara da elaboração do Tratado da Tríplice Aliança, em 1865, quando foi convidado por Olinda para ocupar a
pasta dos Negócios Estrangeiros, mas não a aceitou, ficando em seu lugar Saraiva. Por ocasião da Guerra do Paraguai, foi enviado ao Uruguai e à
Argentina, substituindo o Conselheiro Paranhos na Missão do Rio da Prata. A ele coube negociar e assinar, em Buenos Aires, em 1o de maio de 1865, o
Tratado de Aliança ofensiva e defensiva entre o Brasil, a Argentina e o Uruguai, no combate comum a Solano Lopez, do Paraguai. Recebeu o título do
Conselho do Imperador e do Conselho Diretor da Instrução Pública.Como jornalista, empenhou-se com entusiasmo nas campanhas do Partido Liberal e tomou parte preponderante na elaboração da Lei do Ventre Livre, em 1871.

           Poeta desde menino, não se dedicou suficientemente à literatura. Ele mesmo exprimiu com freqüência a tristeza de haver sido arrebatado à poesia pela política, por ele chamada de "Messalina impura", num epíteto famoso. 

           Apesar da carreira fácil, respeitável e brilhante, cultivou sempre a nostalgia das letras. Sua obra poética representa uma espécie de inspiração do homem médio, mas não banal, o que lhe dá, do ponto de vista psicológico, uma
comunicabilidade aumentada pela transparência do verso, leve e corredio. Em torno do eixo central de sua personalidade literária se organizam as
tendências comuns do tempo, num verso quase sempre harmonioso e bem cuidado.

           Nas suas traduções de Horácio, Catulo, Byron, Shakespeare, Shelley, Victor Hugo, Goethe, revela-se também poeta excelente. Ficou para sempre inscrito entre os nossos poetas da fase romântica, mesmo que não tenha exercido a literatura com paixão, e o patriota que foi dá-lhe lugar entre os grandes vultos brasileiros do século XIX.

           Obras literárias: Cantos de Selma, poesias (1872); Traduções e poesias (1881); poesias esparsas na Revista da Academia Brasileira de Letras, nos 15 e 16; Poesias, contidas na Lira Popular publicada por Custódio Quaresma. Outras obras: Inteligência do Ato Adicional (1857); As Assembléias provinciais (1869);
O Tratado da Tríplice Aliança (1870); Questão militar (discursos proferidos no Senado e na Câmara dos Deputados pelo Barão de Cotegipe, Saraiva,
Francisco Otaviano, Afonso Celso e Silveira Martins); Cartas, coligidas por Wanderley Pinho (1977)

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Francisco Otaviano
                    RECORDAÇÕES

                      Oh! se te amei! Toda a manhã da vida
                      Gastei-a em sonhos que de ti falavam!
                      Nas estrelas do céu via teu rosto,
                      Ouvia-te nas brisas que passavam:
                      Oh! se te amei! Do fundo de minh’alma
                      Imenso, eterno amor te consagrei...
                      Era um viver em cisma de futuro!
                      Mulher! oh! se te amei!

                      Quando um sorriso os lábios te roçava,
                      Meu Deus! que entusiasmo que sentia!
                      Láurea coroa de virente rama
                      Inglório bardo, a fronte me cingia;
                      À estrela alva, às nuvens do Ocidente,
                      Em meiga voz teu nome confiei.
                      Estrela e nuvens bem no seio o guardam;
                      Mulher! oh! se te amei!

                      Oh! se te amei! As lágrimas vertidas,
                      Alta noite por ti; atroz tortura
                      Do desespero d’alma, e além, no tempo,
                      Uma vida sumir-se na loucura...
                      Nem aragem, nem sol, nem céu, nem flores,
                      Nem a sombra das glórias que sonhei...
                      Tudo desfez-se em sonhos e quimeras...
                      Mulher! oh! se te amei!
 
 

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