Mais de 3.000 poetas e críticos de lusofonia!

 

 

 

 

 

José Lívio Dantas


 

Prefácio, ensaio, crítica, resenha & comentário:


Poesia:


Fortuna crítica:


Alguma notícia do autor:

 

 

 

Ticiano, Magdalena

 

Mary Wollstonecraft, by John Opie, 1797

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

José Lívio Dantas


 

A poesia de Soares Feitosa

 

Poeta:
 

Ainda estou sob o impacto de seu Psi, a Penúltima. Uma espécie de choque estético. Motivos de ordem superior obrigaram-me a retardar este comentário quase seis meses depois de ter recebido o livro. Mas faço coro, em uníssono, com todos os que o consideram um acontecimento singularíssimo neste final de século.

Mas curioso é que comecei a lê-lo, instintivamente, pelas notas ao final dos poemas, belos apêndidocs; pelos ecos da crítica; pelas orelhas e pela quarta capa. Foi como um rito de passagem para enfrentar, purificado, o tremendo pathos de poemas como Femina, Antífona, Mergulho, Convite à Saudade e outros, pequenas obras-primas.

Outro fato interessante é que, enquanto lia, eu me perguntava, ansioso, será Francisco José também enviou o seu livro a Antonio Carlos Villaça, Ascendino Leite, Cassinao Nunes, Alcyr Castro, Iaponam Soares, Xavier Placer? Será que esses amigos também já teriam tomado conhecimento desse poeta convulsivo, teluricamente convulsivo que é Francisco José Soares Feitosa? Eu sou assim: para mim uma alegria só é completa se for compartilhada pelos amigos.

Com o abraço pan-nordestino do admirador,
 

José Lívio Dantas

7.1.1999

 

 

 

 

 

 

 

 

30.08.2005