Orlando Tejo

Poeta do Absurdo e o Absurdo dos Poetas
                
 
            Agamenon Magalhães via nos cantadores a figura autêntica da inteligência marginalizada.  Convocava-os para cantarem nos seus comícios do interior, porque "os poetas humanizam as batalhas democráticas". 

            Na sua campanha de 1950, quando reconduzido ao Governo de Pernambuco, não desprezou a inteligência dessa tática política.  Foi quando os repentistas Agostinho Lopes dos Santos e Lourival Baptista Patriota, ambos naturais de São José do Egito, inflamaram as multidões sertanejas com a espirituosidade de repentes ainda hoje guardados na memória popular. 

            Abrindo um comício na cidade de Bom Jardim, improvisa Agostinho: 

                        "Os pais convidem seus filhos. 
                        Os filhos convidem as mães. 
                        As mães convidem as filhas 
                        E as filhas chamem as irmãs 
                        Para votarem na chapa 
                        De Agamenon Magalhães." 

            Lourival responde: 

                        "Agamenon Magalhães 
                        Que tanta grandeza encerra, 
                        Nasceu em Serra Talhada, 
                        Naquela talhada serra, 
                        Por isso nasceu talhado 
                        Pra governar sua terra." 

            Certa vez, recepcionando visitantes ilustres, o Governador promoveu um encontro de repentistas em Palácio (a exemplo do que costumava fazer na Paraíba o Presidente João Suassuna, na década de 20), com a participação, entre outros, de Agostinho Lopes dos Santos, José Vicente da Paraíba e os Irmãos Batista. 

            Cantando para figuras políticas de nível nacional, os vioieiros brincavam com as musas.  A festa ia animada: o repente flamejando sob o teto decorado do Campo das Princesas, as violas crescendo na acústica, a poesia chispando, solta, na noite aristocrática, Governador e Ministros fascinados pela visão genuína do sertão brabo. 

             O mordomo, assustado, dirige-se ao Chefe do Governo: 

             — Doutor, há um homem esquisito querendo entrar.  Traz um matulão e uma viola e o pescoço coberto por um lençol vermelho. 

Lourival Batista atalhou: 
— Aposto como é Zé Limeira. 

             Alguns segundos e abre-se uma porta por onde passa o Poeta do Absurdo.  Coloca o matulão e a viola sobre o piano, e, reatando o nó de grande lenço encarnado que envolve o pescoço: 
              
             — Esse aqui não é ninguém não, minha gente, é somente Zé Limeira velho falado. Vim cantá pro Doutor!  Cantador pra cantá pro Doutor Agamenon é preciso ter foigo de sete gato! 
O estadista externou seu prazer em receber mais um poeta paraibano: 

             — Poeta, esta é minha mulher que, como eu, sente-se imensamente feliz em tê-lo em nossa casa. 

             Limeira aperta a mão da Primeira Dama e expressa-se, à sua maneira espontânea: 

             — De feição, parece muito com a minha patroa, sendo que ela é pobre do pé da serra e a senhora é uma madama rica da capital! 

             Àquela altura, todos os presentes já se tomavam de simpatia pelo repentista que fazia questão de cantar para o casal Agamenon Magalhães.  Sua participação no torneio já estava sendo uma exigência principalmente de Dona Antonieta. 

             O Poeta do Absurdo escolheu para seu parceiro Otacílio Batista (que, por sinal, foi quem me contou esta história), e os dois passaram a improvisar em martelo agalopado.  Otacílio, de acordo com o figurino, fez o tradicional "brinde à dona da casa", fechando assim a estrofe: 

                         "... E antes que a nossa festa aqui se finde, 
                         Doutor Agamenon, receba o brinde 
                         Que à Dona Antonieta estou erguendo!" 

             Seguindo a etiqueta, Zé Limeira acompanhou: 

                         "Eu cantando pra Dona Antonieta 
                         A muié do Doutor Agamenon, 
                         Fico como o Reis Magro do Sion, 
                         Me coçando na mesma tabuleta. 
                         Eu aqui vou rasgando a caderneta 
                         De Otacílio Batista Patriota... 
                         Doutor, como eu não tenho um brinde em nota, 
                         Que possa oferecer à sua esposa. 
                         Dou-lhe um quilo de merda de raposa 
                         Numa casca de cana piojota." 

             A simpatia de Zé Limeira pelo líder pernambucano era evidente. Onde quer que cantasse acendia-lhe o nome. Em Campina Grande teria improvisado esta glosa: 

                         "Se encontrando adoentado, 
                         Agamenon Magalhães 
                         Mandou suas três irmãs 
                         Comprar carne no mercado. 
                         Depois que tava deitado, 
                         Pegou a carne e comeu. 
                         Foi Casemiro de Abreu 
                         Moreno da cor morena, 
                         Os ossos chora com pena 
                         Da carne que apodreceu." 

             Ainda em Campina Grande, sobre o Senador Vitalício da Paraíba: 

                         "Esse doutor Ruy Carneiro 
                         É primo de Lampião, 
                         Nasceu lá na Grãn-Bretânicas, 
                         Viajou de caminhão, 
                         Pra descobrir meu segredo, 
                         Prantou quarenta arvoredo, 
                         Trinta culha de feijão." 

             Já o Ministro José Américo de Almeida é visto assim: 

                         "Maihó de que Jesus Cristo 
                         Foi o Pai do velho Adão. 
                         Com medo de Satanás 
                         Fez o Sino Salomão. 
                         Quage ficou cadavérico... 
                         Malhó mais é Zé Américo 
                         Que não morreu do avião." 

             Em 1957, quando participava, em Recife, de um coquetel em homenagem a Gilberto Osório, resolvi, para descontrair o ambiente, recitar as seguintes estrofes de Zé Limeira: 

                         "Ela parece um limão 
                         Rodeado de cebola, 
                         Uma goiabeira verde 
                         Enfeitada de ceroula, 
                         Com dentadura de pau 
                         Eu elogiá-la vô-la." 

                         "Eu só gosto dessa moça 
                         Porque tem vegetação, 
                         Porteira de pau-a-pique, 
                         Três pneu de caminhão, 
                         Rabo de jumenta russa 
                         E haja chuva no sertão." 

                         "Eu sou açude corrente 
                         Dentro da mata bravia, 
                         Gramática azul, beiçuda, 
                         Queijo de leite de jia, 
                         Rincho de burra cardan 
                         E haja festa na Bahia." 

                         "Um dia eu tava acordado, 
                         No mais rancoroso sono, 
                         Passou uma cobra azul 
                         Falando num microfone, 
                         E um mudo gritando em baixo: 
                         — Vim buscar o meu abono!" 

                         "Sou casado e bem casado, 
                         Com quem, não digo com quem. 
                         A muié ainda é viva, 
                         Mas morreu, mora no Além. 
                         Se um dia voltar à terra 
                         Vai morar no pé da serra, 
                         Não casa mais com ninguém. 

                         "Casemo no ano de quinze, Na seca de vinte e três; 
                         A muié era donzela, 
                         Viuva de sete mês, 
                         Mais não me alembro que tenha 
                         Um dia ficado prenha, 
                         Estado de gravidez." 

             Não sabia, entretanto, que à minha direita estava o poeta Euclides Gregório, tido como o mais avançado surrealista pernambucano da época.  Cercado de admiradores que insistiam em ouví-lo, recitou o que havia de mais consistente em sua poesia: 

                         "... Já o meu coração, sim, 
                         poderá ser uma poça de 
                         iluminados elefantes 
                         que colhes com lábios amarelos 
                         para destrinchar a touceira de sonhos 
                         machucados por meus pés de ar 
                         que a solidão das ladeiras 
                         pisam o infinito marron 
                         dos teus saborosos desaforos." 

             Fiquei esperando pelo desfecho. Terminava ali mesmo. E, recebendo abraços e encômios em profusão, o grande surrealista cobrava-me com o olhar a pusilanimidade de um elogio impossível. No máximo obteria a generosidade do meu silêncio. 

             Minha perplexidade foi crescendo quando os admiradores do Sr.  Euclides Gregório passaram a interpretar Zé Limeira, depois de classificar seu estilo como "abstracionista rústico", "ultra-sincretista", nítido-abstracional-impressionista", "surrealista bárbaro" e, finalmente, "futurista-nitidista"(?). 

             A respeito das seis estrofes que eu declamara, a título de humorismo, fizeram aqueles intelectuais as seguintes observações: 

             Sobre a primeira: "O limão representa a pureza da virgem'.  E, rodeado de cebola, "adquire o calor não do amor, mas do real'.  A goiabeira verde seria "a beleza natural da moça sertaneja".  Mas, contraditoriamente, a mesma árvore "toma características divinas" ao enfeitar-se de ceroulas, termo que o Poeta teria aplicado no sentido de virtudes".  Por fim, a dentadura de pau assumiria a linguagem do amor platônico. 

             Sobre as segunda e terceira sextilhas limitaram-se a dizer que constituem "excelente roteiro". 

             Com referência à quarta e à quinta estrofes, sentenciaram que o fato de a mulher estar viva e simultaneamente morar na Eternidade, representa um fenômeno de alto valor para renovação da poesia que "não pode estagnar". A análise encontrou uma harmonia perfeita nas expressões: "Casemo no ano de quinze / Na seca de vinte e três" e "Se um dia voltar à terra / Não casa mais com ninguém". Por outro lado, não admite a hipótese da reencarnação, quando este seria o único meio de se justificar que a esposa, desaparecida, poderia retomar ao globo terrestre para habitar um pé-de-serra, trazendo uma radical aversão ao casamento. 

             Estes saltos no escuro talvez sejam o saldo da decadência do sistema social estabelecido entre os povos latino-americanos, refletindo, ao mesmo tempo, toda a angústia deste fim de século assustado. 

             Vejamos, como exemplo desta inconsciência intelectual, o poema intitulado "Terceira Tentativa de Poema Surrealista", de J.J. Bandeira, inserido no suplemento literário de um jornal de Belo Horizonte: 

                         "Caminho de Madeira. 
                         Madeira de caminho, 
                         Sombra de cinza, 
                         Cinza de Sombra. 

                         Caminho, 
                         Madeira, Madeira, 
                         Caminho. 

                         Cinza 
                         Sombra 
                         Sombra 
                         Cinza 

                         Depois ou antes? 
                         Antes ou depois? 
                         Agora? 
                         Sempre? 

                         Ruptura de vozes, 
                         Vozes caladas, 
                         Vozes furadas, 
                         Caiadas vozes; 
                         Furadas vozes. 

                         Gaúchos, rosa, pedra, 
                         Bolhas de sabão, 
                         Sabão de bolhas 
                         Que a gente compra. 
                         Por quanto? 
                         Por quê? 
                         Pra quê? 
                         Como? 
                         Quê? 

                         Quê? 
                         É sempre? 
                         É nunca? 
                         É Jamais? 
                         É já? 
                         É sempre? 
                         Sempre ou nunca? 
                         É não? 
                         É?" 
                         É? 

             Já o senhor lndalécio Coelho publica heroicamente em destacada página do jornal Artes, de São Paulo , este "Sentimento de um Poeta Surrealista Perdido na Garoa": 

                          “Porém eu parei, 
                         Como o barro parou, 
                         Como a égua pariu. 
                         Trem é trem. 

                         Bei o que faz luar gelatinado como o diabo. 
                         Amantes de pedra, 
                         Raios que voltam, 
                         Que voltam, 
                         Que voltam, 
                         Indo, 
                         Indo, 
                         Inviezadamente quadrados. 

                         Raios que ficam, 
                         Contratempo, 
                         Cor incolor, 
                         Rastos no vento. 

                         Trem é trem 
                         (História, papo, rato, sargaços, 
                         Bandolins quebrados, a gota...) 
                         Os olhos da loura 
                         (Meu Deus, os olhos da loura!) 
                         Os cabelos da negra, 
                         Os braços do mar que fazem 
                         Do estômago cérebro. 

                         Eu quero a moça loura, 
                         Já que a negra lascou-se e fugiu 
                         Levando meus sonhos, meus sentidos, 
                         Meus cabelos, meus sapatos. 

                         Ciclones que esmago. 
                         Garoa madura 
                         Na tarde do fim de qualquer coisa. 
                         Amo, 
                         Quero, 
                         Escuto, 
                         Vejo, 
                         Sinto, 
                         Acaricio, 
                         Como 
                         Não a negra, 
                         Mas a garoa madura, 
                         Escuto garoa madura, 
                         Garoa madura, garoa madura, garoa 
                         Positivamente. 
                         É melhor dar pra puta e fazer vida no mangue 
                         Do Rio de Janeiro." 

             Estou de acordo com o surrealista bandeirante.  "É melhor dar pra puta e fazer vida no mangue do Rio de Janeiro" do que enveredar por caminhos de tão melancólica prostituição literária.  Ainda bem que ele admite que parou, "como o barro parou, como a égua pariu".  Antes assim, senhor Indelécio Coelho, do que continuar "indo inviezadamente quadrado", porque, convenhamos, andar assim deve ser bastante perigoso. 

             Poemas deste nível são recitados com insistência pela nova geração de intelectuais brasileiros que se tornam poetas do dia para a noite, sendo "entendidos" pelos entendidos, elogiados pelas cúpulas, prodigamente adjetivados por quantos não têm a devida coragem de dizer que não entendem, que têm medo de deixar transparecer indiferença ou repulsa por semelhantes chulices. 

             Os senhores J.J. Bandeira e Indalécio Coelho são a imagem viva do atual panorama.  Representam uma classe que daria ótima contribuição à literatura nacional, se fosse para o campo cuidar da nossa agricultura tão deficiente, tão problemática, tão carente de braços fortes.  Porque — é preciso que se diga —, dar cores novas à poesia não é a mesma coisa que se derramar sobre o papel um monte de palavras sem concatenação, sem sentimento, sem nenhum valor, em nome de uma escola livre que não foi criada para este fim. 

             O aspecto mais ridículo desta pseudo-literatura não seria a ausência de qualquer mensagem, o deserto total de conteúdo, mas o fato de o autor não saber o que escreveu e esbanjar explicações que ele mesmo não aceita. 

             O comportamento do poeta Manoel Caixa Dágua, considerado como representante do surrealismo em João Pessoa, atesta esse estado nebuloso.  "Caminho Perdido" é o poema que o consagrou: 

                         "Se as noites envelhecessem, 
                         se os meus olhos cegassem, 
                         se as fantasmas danças 
                         em blocos de neve 
                         para que me ensinassem o caminho 
                         por onde eu caminhei. 
                         A cidade sem porta, as ruas brancas de 
                         minha infância 
                         que não voltam mais. 
                         Se minha mãe se abruma, 
                         se o mar geme, 
                         se os mortos não voltam mais, 
                         se as matas silenciosas 
                         não recebem visitas, 
                         se as folhas caem, 
                         se os navios param, 
                         se o vento norte 
                         apagou a lanterna, 
                         eu tinha nas minhas mãos somente sonhos. 
                         Eu tinha nas minhas mãos somente sonhos!" 

             Entrevistado pelo matutino local "O Norte' o jornalista Evandro Nóbrega perguntou o que viria a ser isso de "se minha mãe se abruma".  Respondeu o poeta: 
             — Ora, rapaz, isso é negócio de mãe mesmo! 

             Presença sempre requisitada nas rodas intelectuais da capital paraibana, onde é querido e admirado, Caixa Dágua diz, invariavelmente, a quem vai sendo apresentado: 
             — Sou o poeta Manoel José de Lima, o famoso Caixa Dágua.  Na Paraíba só quem anda de branco somos eu, José Américo de Almeida e Renato Ribeiro, mas Renato é só industrial e eu e José Américo somos grandes intelectuais. 

             Outra mostra oferece-nos o surrealista Antônio Almeida, de Campina Grande: 

                         "Caboclo, tira uma loa, 
                         Cê-a-cá-gê-rê-cê-rão. 
                         Tira, taras e tarão, 
                         Guage, guage, guage-ganga, 
                         Cunquinheró coque-canga, 
                         Unca caixa marumbeta, 
                         E teró, toró tombeta, 
                         Bacharel, bacharelama."

                                                                        

  
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 Página editada por  Alisson de Castro,  Jornal de Poesia,  15  de Junho de 1998