Mais de 3.000 poetas e críticos de lusofonia!

 

 

 

 

 

 

 

Jornal do Conto

Ieda Estergilda


 


Para Sempre e Nunca Mais
 


 

Lili e Aninha são duas meninas muito amigas. Elas se conhecem desde que Lili veio morar na casa ao lado da de Aninha.

Lili mora numa casa azul com um portãozinho branco e um jardim. Aninha mora num sobrado amarelo com quintal no fundo.

Lili tem um coelho de pelúcia com orelhas vermelhas e Aninha tem um urso quase do tamanho dela, também de pelúcia. Lili vive agarrada ao coelho e Aninha ao urso. Às vezes elas brincam de trocar os “filhinhos”, fazem de conta que o urso corre atrás do coelho, que os dois se cansam e as “mães” botam eles pra dormir.

Lili e Aninha estudam à tarde em escolas diferentes. Lili acorda mais cedo que Aninha. Depois que escova os dentes, toma café e troca de roupa, diz à mãe que vai esperar Aninha no portão. Se Aninha demora, Lili vai até sua casa acordar a dorminhoca. Empurra Aninha até o banheiro e diz que já estão atrasadas para as brincadeiras. Elas vivem dizendo uma pra a outra:"Você é minha melhor amiga, viu?"

Quando Lili vai na casa da avó, do outro lado da cidade, o dia parece não passar pra Aninha, que só vê Lili no fim da tarde. Lili volta da escola com o pai, e às vezes, reclama que está cansada, com fome e com sono. Mas quando vai chegando em casa e vê a amiga no portão, larga a mão do pai e vai correndo pra junto da Aninha. E as duas só se separam quando as mães chamam para tomar banho.
Em dias de muito sol e calor, Lili vai tomar banho na piscina de plástico da Aninha, que adora ficar dentro d’água. Lili prefere correr e pular dentro da piscina. Depois elas se estiram no terracinho e tomam banho de sol.

Na casa da Lili tem quintal de terra, um limoeiro e um abacateiro. O abacateiro é mais velho que ela. Lili gosta de abraçar a árvore, esfregar o rosto nas suas folhas brilhantes, e de subir no limoeiro para ver os outros quintais. Aninha não gosta, Lili chama por ela, diz que é gostoso olhar tudo de cima. Quando Aninha vai lá, elas fazem o aniversário das bonecas, o bolo é de terra e às vezes com recheio de minhocas. Tomam suco de limão tirado do pé e cantam parabéns até ficarem roucas. As bonecas não dizem uma palavra, claro.

Tem dias em que Aninha se zanga com alguma coisa e diz que nunca mais, nunca mais vai brincar com a amiga. Esta insiste, diz que conhece uma brincadeira nova e oferece até seu coelho de presente para sempre. Aninha não quer saber de nada mesmo. Lili desiste e entra em casa triste, arrastando o coelho pela perna.

Aí passa a noite, vem o outro dia, e Lili procura Aninha como se nada tivesse acontecido, dizendo que já estão de bem.

E a brincadeira recomeça.
 

 

 


 

17/11/2005