Ascendino Leite
Nota prévia
(Prefácio do livro Sonhos & Fantasias,
2000)
A gente pensa que
é só abrir uma porta na fachada da mente e já se estar nas
proximidades da poesia. O problema não é este. A poesia não se
dispõe como objeto para se acomodar em algum escrínio; que é ela que
aparece e fica na direção em que possa dizer que os olhos são dela
e, ainda no seu domínio, jogar em nossa percepção os seus ricos mas
invisíveis modos de aliciar-nos à sedução dos seus mistérios.
Vá que, aqui e ali, ela se mostre infensa aos ardis da ficção
inclinada à posse interior do mundo, como quando acaba de chegar do
monte de disfarces sob que expandir seu discurso encantatório.
Seria uma predeterminação despercebida dela própria, não tivesse a
poesia intuições e gostos que a enganam, como às crianças com bagos
de laranja-lima ou cançonetas de ninar para entreter essa coisinha
impertinente, que se chama curiosidade.
Seu único mérito é o de saber iludir, parecer fácil e luzir no
escuro como num SONHO ou numa FANTASIA. Foi vencendo essas táticas
mas para estar presente nela que cheguei ao topo da arte poética da
autora deste livro revelador de tantas mágicas como o doce e
envolvente semblante das moedas de Sísifo.
Quem não tem prazer em examiná-las? Melhor que Regina Lyra, ninguém.
Só os que desanimam no caminho perdem a vista do alto das montanhas
e se deixam entregar à embriaguez do vocabulário que lhes foi
imposto para brilhar no teatro dos desatendidos de invenções.
Quer-se dizer, de poesia. Contentam-se com o mínimo, até com meias
palavras. Alcançado o que se propôs, a que se dedicou com
persistente carinho e amorosidade, Regina Lyra tomou nota do seu
Sonho e tornou manifesta, para valer, entre viver e mostrar, a sua
Fantasia lírica.
É na verdade o que importa, o que acabou tomando forma, somando as
coisas e as palavras, os sentimentos, as sensações. Para mim, como
prefaciador, não foi numa só vez que o visitei, porém agora é que me
dei conta de que nem o nosso empenho pró dúvida arredondou em nossa
natureza o fascínio miraculoso da compreensão poética em todo o seu
latejar inventivo e metafísico.
Leia a obra de Regina
Lyra |