Mais de 3.000 poetas e críticos de lusofonia!

 

 

 

 

 

Jorge Sanglard


 

 

Antologia poética de Iacyr Anderson Freitas
é publicada em Portugal



 

Terra além mar, de Iacyr Anderson Freitas. Editora: Ardósia Associação Cultural (Lisboa), 2005. 192 p.

 

Tendo publicado quatorze volumes de poesia e três de ensaio literário, além de uma coletânea de contos, o mineiro Iacyr Anderson Freitas deverá lançar, em Lisboa, a partir das 21 horas do dia 10 de maio de 2005, terça-feira, na Casa da América Latina (Av. 24 de julho, 118 B), uma nova antologia poética de sua obra. Tal antologia abrange dezesseis livros distintos do poeta, bem como uma mostra significativa de poemas ainda inéditos, atualizando a antologia anterior, Oceano coligido, publicada no Brasil em 2000 e detentora de duas premiações importantes: o 1º lugar no “Prêmio Nacional Joaquim Norberto”, promovido pela União Brasileira de Escritores em 2001 e o 1º lugar no “Prêmio Internazionale Il Convívio”, promovido pela Accademia Internazionale Il Convívio, sediada na Itália, em 2002. A noite do lançamento em Lisboa será marcada também por leituras de textos do poeta brasileiro, além da apresentação de músicas de Luizinho Lopes e de Carlos Carreira, feitas em parceria com Iacyr.

De acordo com o diretor editorial da Ardósia Associação Cultural, o também poeta Ozias Filho, responsável pela seleção dos poemas da antologia, “Terra além mar é esse nosso vôo maior, sem escalas, para algo inatingível, etéreo e que conseguimos dar uma vida física”. Até então, em Portugal, os poemas de Iacyr haviam sido publicados em periódicos literários e em livros coletivos, tais como Reflexos da poesia contemporânea do Brasil, França, Itália e Portugal, organizado e traduzido para o francês por Jean-Paul Mestas, editado em 2000 pela Universitária Editora, e Quanta terra!!! - Poesia e prosa brasileira contemporânea, organizado pelo poeta português Amadeu Baptista e publicado pela Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea – em 2001. “Iacyr Anderson Freitas fala-nos de tudo isto nesta antologia que agora sai a lume para o público português. Saibamos nós ler a exacta medida e o exacto alcance das suas palavras”, afirma o mesmo Amadeu Baptista no prefácio da obra a ser lançada pela Ardósia Associação Cultural.

Terra além mar é o primeiro livro inteiramente dedicado à produção poética de Iacyr, assim, a ser publicado em Portugal, o que representa um feito notável para um poeta que ainda se encontra incluso no rol dos novos nomes da literatura brasileira atual. Se já não é nada fácil conseguir espaço bibliográfico para a poesia brasileira contemporânea em terras tupiniquins, fora daqui os empecilhos são naturalmente maiores. Por conta disso, inclusive, bem como dos naturais obstáculos cambiais, essa nova antologia poética de Iacyr não deverá circular pelas livrarias brasileiras, ficando restrita apenas ao mercado europeu.

Detentor de várias premiações literárias nacionais e internacionais, tendo obtido, inclusive, e por duas vezes, o 1º lugar em poesia no Concurso Nacional de Literatura “Cidade de Belo Horizonte”, em 1990 e em 1993, Iacyr conquistou recentemente, em Cuba, com o seu livro de contos Trinca dos traídos, a Menção Especial do “Prêmio Literário Casa de las Américas” de 2005. Além de Portugal, sua obra já foi divulgada em muitos países: Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Itália e Malta; tendo sido traduzida também para diversas línguas.

Segundo a avaliação do escritor Alexei Bueno, Iacyr é “um dos grandes representantes da lírica brasileira”. Entrevistas com o poeta, que reside em Juiz de Fora e deverá embarcar para Portugal no dia 27 de abril, quarta-feira, devendo retornar ao Brasil apenas no dia 13 de maio, poderão ser obtidas através dos seguintes telefones: (32) 9902-6416, ou (32) 3217-1215. E-mail: iacyr@acessa.com e iacyrand@yahoo.com.br Os telefones do editor da Ardósia Associação Cultural, Ozias Filho, em Portugal, são 00xx351-21-355-1127 ou 00xx351-96-273-2261.
 

 

Leia Iacyr Anderson Freitas