Mais de 3.000 poetas e críticos de lusofonia!

 

 

 

 

 

Jorge Pieiro




Os Abismos Horizontais de Sérgio Campos



 

Tempo e maturidade são fatores essenciais para consolidar as relações viscerais entre a poesia e o poeta. Convém esclarecer que essa afirmativa anula a concepção comum de tempo, enquanto representação dos movimentos do Universo. Concebido assim, sem as prisões estabelecidas pelo homem e seus métodos, mas como parcela íntima e individual, o tempo do poeta contraria a inevitável degeneração funcional e orgânica do ser humano. Dessa forma, permite elastecer a mirada dos horizontes e aprofundar a contemplação das esferas de vivência interior; já a maturidade, provável conseqüência dos escrutínios da vida, toma-se motivo condutor da experiência poética, estendida entre a realidade e o imaginário.

Com as cicatrizes marcando um rosto, um poeta busca luz ao beber o sol e as constelações, para assim delimitar suas pedras, suas veredas, suas margens e suas amplidões. É privilégio apenas de verdadeiros poetas estabelecer os contornos do infinito e do ínfimo pelo jogo e artifício das palavras com as quais lida.

Sem os alardes vazios de tantos poetas nacionais, apregoadores de falsas grandezas, um poeta buscou a eternidade nas palavras e, com elas, compôs um mundo manual, épico, abissal. Como se houvesse cumprido o rastro da sua luz, legou-nos espetáculos de aurora e crepúsculos um mundo sensível, belo e generoso de poesia. Embora já ausente o principal protagonista, a singularidade do poeta carioca Sérgio Campos (l941-1994), leva-me a reverenciar sua poesia pela leitura reunida de seus dez anos de escrutínio de palavras.

Mar Anterior (Mundo Manual Edições, 1994) foi a celebração e o registro apurado de sua poesia publicada. Selecionados e revistos, a obra reúne poemas desde A Casa do Elementos (CE), 1984, Passando por Bichos (B), 1985, Ciclo Amatório (CA), 1986, Montanhecer (M), 1987, Nativa Idade (NI), O Lobo e o Pastor (LP) e As Iras do Dia (ID), todos de 1990, Móbiles de Sal (MS), 1991, A Cúpula e o Rumor (CR), 1992, até Leitura de Cinzas (LC), 1993.

Mar Anterior é uma obra poética em dinâmico refluxo, que possibilita reconhecer a variedade de estratagemas no possível sal marinho de suas entranhas. Exala uma maresia provocada, não pelo agito das ondas de um tempo infelizmente contemporâneo ao que resta de valor sob a superfície desse nosso caosmos de todo dia, mas surgido de uma complacência com os valores arcaicos da mitologia pulsante na inconsciência de nossos cicios de sol e lua.

A um poeta que afirmou ter se fixado nas formas clássicas de poesia, também a ele foi exigida a absoluta modernidade de seu dassicismo, sob a ameaça de não ser compreendido pelos seus pares, e, principalmente, pelas castas dos cartesianos e positivistas de tocaia. Mas isso não importa tanto, pois para quem fazer uma arte arcaica assustou mais aos outros poetas que ao poder, cabe-me estender os olhos às suas poéticas como quem vai assumir uma postura irremediavelmente solene, livre porém dos artifícios burocráticos.

A ausência desses efeitos de repartição pública é reflexo, talvez, das declarações do poeta em várias situações e ocasiões, ao enunciar que a sua estética era basicamente a da repetição. Não escreveu Campos poemas semelhantes, mas os reescreveu elevando a escritura à enésima potência. Quis cumprir a teoria da repetição ao recriar as próprias versões de sua simplicidade harmônica. A prova precisa se dá nesses versos do soneto Apenas o que Dou não é Perdido (LP): "pois o que sei e fiz trouxe da ausência / e refazer é meu melhor inventa" (p. 51).

Em sua curta trajetória poética de 10 anos Sérgio Campos não foi apenas um transcriador dos mitos greco-latinos, mas um venturoso perseguidor da consciência, um viajante na idealidade imaginária que seguiu a trajetória da busca, como Odisseu, em seu Tecido de abismos (ID): sigo em busca de um ouro em que tudo se oculta (p. 36).

Mar Anterior é uma peça solene. Reúne poemas que se reafirmam formalmente em sonetos, odes ou formulações livres, enfeitados, contudo, dentro de uma perspectiva épica moderníssima, o que possibilita vislumbrar origens fragmentárias em suas extensões. A obra, com seus entes, espaços, vazios e suas plenitudes reunidos de forma sucinta, porém bastante impetuosa, sugere a intenção de Campos em construir sua poesia como se construísse abismos horizontais. A profundidade não é vertical; a perpendicularidade dos limites é que revela a sua própria extensão...

Fazendo um paralelo com as construções poéticas greco-latinas, premiadas pelo tempo e pela ousadia, ou com as procriações barrocas, Mar Anterior deixa-se revelar como um exemplar iceberg poético, onde as ruínas dos estilos aparentes ascendem do nível comum dos mortais, deixando submersas as raízes de sua profusão, para mesclar-se com as exigidas fagulhas da poesia mais contemporânea. Ora, não são das ruínas, ou dos encantados ossos que se constrói uma urbe perdida ou um ancestral?

Os poemas mais curtos de Sérgio Campos, na realidade pequenos tentáculos de um abismo mais extenso, são os que considero mais clássicos. Como constituem elos de um enunciado maior, (in)visível, sugerem a figura dos submersos icebergs. Veja-se o exemplo nessa Encantação dos Fios (MS): — "Ó Adriane / o que não se escreve para a beleza / resta sempre inacabada" (p. 31), ou em Lumina (CR): "Entre o que sucede / e intermedia / está a velocidade da flexa / contra a corrente // entre o significado e Delfos o âmbar da profecia // "Mas de inocência e perigo / a manhã faz seus ninhos" (p. 90).

Note-se que o caminho mitológico, nesses exemplos, são fragmentos de erudição diante da grandeza metafórica das nuanças do cotidiano, da incompletude eterna da beleza à possibilidade maniqueísta de como a manhã faz seus ninhos...

do sótão ao porão
 

Como não poderia deixar de figurar entre os elementos essenciais de uma poética, Sérgio Campos também definiu e deixou florescer elementos simbólicos em sua obra. Exemplo mais evidente dá-se com as construções em tomo da palavra ou do lugar-asilo, a casa. Com efeitos extremamente valiosos, Campos ativa sua motivação e atenção às notas de Gaston Bachelard, eminente fenomenólogo, em sua Poética do Espaço.

Nos poemas dedicados à casa, ruminações dos espaços íntimos, Campos imprimiu com precisão e sutileza a sua previdente solidão, por meio de um texto figurativo, sem ilusões. A exemplo de um eremita que devaneou com a audição de melodias provençais, o poeta revelou o segredo de suas imensidões marginais: acendeu a vela no porão e permitiu a luz do sótão... ou seja, revelou-se.

Em Ruínas Horizontais (MS), o poeta refletiu: "a casa / é seus arredores" (p. 11); "raptos de aromas / de crianças no quintal" (p. 13); "a casa / é seus crepúsculos" (p. 14); "a casa / é suas ruínas" (p. 16); "a casa / é seu corpo e viagem" (p. 17).

Numa evidente busca do passado, o poeta reviveu a ancestralidade de seu espaço e foi consumido por sua gênese. Pois a casa foi / é ainda "alvenaria de acasos", "vômito das clarabóias", "espantalho de rendas no colo das tias", e tantas outras dimensões sintagmáticas, que convergem para uma única compreensão da vida: "toda ruína é humana". A essência do cotidiano, que engole a memória e desatina a lembrança, é a própria fórmula da maravilha poética de Sérgio Campos.

As Ilhas da Casa (CR) projetam-se mais graves quanto às conclusões do poeta sobre seus arredores. Preso à sua sombra, o poeta admite que "memórias são sucessões / de espelhos aprisionados" (p. 94) para, em seguida, declarar de viva voz o seu desejo de regresso ao hiato que o separa do passado. Tendo, ora as visões de todas as janelas e corredores, ora de seus espaços imaginários, o poeta quer " — Deixar as portas abertas / para paixões circulares" (p. 97).

Com essas imagens e as visões das extremidades cíclicas do espaço, Campos reformulou as divagações de Gaston Bachelard, a respeito da poética e da solidão. Coube a ele revelar aquilo que o fenomenólogo sugeriu: "é fechado na sua solidão que o ser de paixão prepara suas explosões ou suas façanhas". A casa, em Campos, é releitura de seu devaneio; o quarto, a reflexão de sua intimidade. Mais uma vez citando Bachelard, "o quarto e a casa são diagramas de psicologia que guiam os escritores e os poetas na análise de intimidade". Sérgio Campos desvendou ou tentou reconstruir sua "alvenaria de acasos".

a redenção dos bichos e das frutas
 

Fundamento também singular na poética de Campos é o reprocesso dos valores mais tênues da natureza. Sem subterfúgios, o poeta se apropria do mundo vivo e sublima as facetas de seus bichos e vegetais escolhidos. Com a criação de uma fitozoologia poética particularíssima, Campos concentra páginas e páginas com suas invenções reais da natureza. Interessante observar que as reproduções poéticas dos bichos ou dos vegetais estão sintonizadas com a metáfora definitiva. Ou seja, aquela metáfora que resiste ao tempo, ao mesmo tempo em que desfruta de uma esplêndida simplicidade.

Observe essa constatação em Caju (NI): "Pendurado / em suas vírgulas / ama a gramática /dos sabiás" (p. 119).

E um caso feliz de composição da natureza a partir dos elementos objetivos da língua. Parece que é possível ouvir e entender a melodia dos sabiás, uma vez que a relação simbiótica entre caju e pássaro logo é decodificada pelo poeta para que o entendimento dê-se plenamente. Sugestionando pela mensagem, Campos, conscientemente ou não, ensina que a natureza não carece apenas de contemplação ou zelo ecológico. A metáfora sugere que a natureza é a própria encarnação do sentimento de cordialidade e respeito que deveria ser a tônica desta vida terrena.

Seguindo o mesmo caminho, aproxime-se deste Peixe (M): "O peixe / desenha / o rio // E a voz desse rio / rama em romaria // Um rio / sem peixe / é um rio / sem rio" (p. 116).

A verdade da última estrofe é fundamental. A negação de um elemento da natureza, inerente ao seu ambiente, é a própria negação do todo. A parte nega o todo! Que melhor forma de exprimir uma figura com a simplicidade de um nado, ou um vôo, como em Passarinho (NI)?: "Para voar / não é preciso / ser leve // mas / fácil" (p. 112).

Os traços poéticos de Sérgio Campos nesses esboços de natureza, nessas raízes emergentes são aqueles que mais identificam a idéia possibilitada anteriormente, a partir dos volumes aparentes de "icebergs". É com esses poemas mínimos que a cosmopoética de Campos traça mais veementemente a trajetória de suas evoluções.

últimas reflexões
 

Definir a poesia de Sérgio Campos é uma tarefa inexeqüível. Assim como não se deve exigir de um poeta a sua própria definição, apesar de tentativas, também não convém enjaular um poeta, uma poesia. O poeta é livre até ao se deparar com a sua lógica.

Vale aqui repetir trecho de um depoimento de Baudelaire a respeito da origem e do propósito de recomendações críticas: "Sinto pena dos poetas guiados apenas pelo instinto; me parecem incompletos. Na vida espiritual dos poetas deve ocorrer um momento de crise, em que repensariam sua arte, descobririam as leis obscuras que os levaram a produzir arte, e chegariam, através desse estudo, a uma série de preceitos cujo grande propósito seria a infalibilidade na produção poética."

Pois parece que Campos seguiu essa sugestão. A sua crise foi longa, porquanto foi curta a sua vida. Em apenas 10 anos de poesia, e aqui afirmo que o tempo íntimo do poeta tornou-o consciente de sua arte madura, Campos conseguiu construir um coração para o espelho de suas idéias.

E óbvio que para se inteirar das revelações poéticas do poeta, algumas vezes o leitor desavisado pode não perceber as evidências de suas estratégias, o que é plausível, no entanto, pois ali se instaurou a sombra mais íntima, o abismo mais próximo do poeta, onde são vedados os passos do estranho interlocutor em seu silêncio de busca. Nesses casos, penso que é melhor ser o culpado: o leitor que me desviei. Auden já proferira que "os interesses do escritor e do leitor jamais são os mesmos e se ocasionalmente chegam a coincidir, trata-se de mero acaso." Não posso generalizar.

No entanto, posso concluir que deve ser eternizado o bom poeta Sérgio Campos, mesmo diante de uma cena dos Jogos Perigosos nº 2 (LC): "O abismo celebra / ofícios de pedra" (p. 132).
 



Leia a obra de Sérgio Campos