Mais de 3.000 poetas e críticos de lusofonia!

 

 

 

 

 

João Carlos Biella (*)


 

Um amor pouco a pouco diferente:
sobre cidade íntima, de R. Leontino Filho


 

Antes de ter acesso à poesia de R. Leontino Filho, conheci-a, em doses menores, na fala fluente e bem humorada do professor Leontino e depois num artigo dele intitulado “O catavento solto do verbo”. Do artigo anotei as palavras finais: “E, eu, ao contrário das ondas, escolho a que me faz mais gente, a linguagem que liberta, a que vem no giro no catavento: a brisa poética do viver”. Elas me serviram como um reforço de convite para conhecer os poemas do livro Cidade Íntima, do referido autor.

Numa leitura superficial, observei uma tensão criada a partir do contraste da leveza com o pesado, com a dureza e com as forças corrosivas do tempo e da morte. Alguns versos são exemplos marcantes desse contraste: “aços são vôos de flores”; “a musa serena, louca e desvairada”; “crisálida-ira”; “amor, amarra-me em teus braços”; “o sempre é tão pertinho”; “a borboleta abatida/flutua”.

O próximo passo foi me deter um pouco mais em cada um dos poemas para ter certeza (ou não) de minha impressão inicial. A impressão transformou-se numa hipótese para a compreensão global dos poemas de Cidade Íntima: a leveza como uma possibilidade de renovação do imaginário poético. Neste sentido, as palavras do articulista Leontino servem como síntese da poesia de R. Leontino Filho: a “brisa poética do viver”.

Para atingir a leveza, o poeta permanece em estado de vigília (que para ele é amarela), no duro embate com as palavras (verde, segundo ele mesmo) e no saudável esforço de permanente renovação da linguagem poética. A partir dessa constatação, os versos transcritos acima – “aços são vôos de flores”- adquirem uma dimensão maior no tocante a possibilidades significativas.
Concentração e esforço na fatura poética garantem a criação de uma linguagem leve e fluente. Mas não é só isso. Parece-me que há outro elemento unificador da obra em questão. Trata-se da temática amorosa; mais evidente em “Somos o poema” e mais esparsa nos demais textos. Nada idealizada, muito menos restrita às facilidades de um realismo eroticamente vulgar. Lembro-me agora, bobamente, do verso de Mário Quintana: “todos os poemas são de amor”.

É sobretudo a aposta na plenitude amorosa que garante a “brisa poética” de R. Leontino Filho. É ela que faz possível, no trânsito permanente e constante do real ao imaginário, o aço ser vôo de flor. Talvez seja essa mesma flor a favorita de John Ashbery, cujo ensinamento é o de que devemos escrever sobre as mesmas coisas de sempre para o amor continuar e ser pouco a pouco diferente. Pode ser também a imensa rosa vermelha d’O túmulo dos lutadores, de Magritte, cuja expressividade sensual mal cabe no aposento, mal cabe na moldura do quadro, mal cabe no ventre do texto de R. Leontino Filho (precisamente no poema “Represa”), autor este que parece conhecer muito bem as “avencas cotidianas do querer” e a possibilidade de vivermos um “grisalho amor nascente”. A leveza do tratamento da temática amorosa em Cidade Íntima me faz pensar na figura do jardineiro, para quem é possível a transformação de aços em vôos de flores e a existência de avencas cotidianas do querer. Para não me estender ainda mais em considerações tão livres (talvez leves), termino com um trecho do romance Extinção, de Thomas Bernhard,

(...) Adorava a gente simples, seu modo simples de ser. Tal como as suas plantas, também a mim eles tratavam, quando os visitava, com amor. Tinham compreensão pelas minhas angústias e aflições, justo a compreensão que os caçadores jamais tiveram comigo, para mim eles só tinham frases tirânicas na ponta da língua, a mim, criança bem pequena, acreditavam ter de contar só suas piadas picantes, poder me animar agitando as garrafas de aguardente sobre suas cabeças, quando esse jeito repugnante de ser apresentar só me deixavam mais inseguro e mais triste do que já era, ao contrário dos jardineiros, que, sem muitas palavras, me entendiam e toda vez eram capazes de me ajudar.

Araraquara, Inverno de 2000
 

(*) João Carlos Biella – Poeta e doutorando em Estudos Literários/UNESP-CAR.