Jornal de Poesia

 

 

 

 

 

 

 

Wilson Martins


 



Prosa & Verso, 13.07.96



Drummond no revezamento das gerações

 


Celebrado em 'Farewell' como um mestre do passado, o poeta está sujeito ao parricídio dos seus sucessores. Livro póstumo prova que qualidade não é obrigatoriamente sinônimo de renovação.

 

Na conhecida "Antologia poética" (1962) de sua própria obra, Carlos Drummond de Andrade dividiu-a em veios temáticos que iam do indivíduo a uma "visão, ou tentativa, da existência", passando pela terra natal, a família, os amigos, o choque social, o conhecimento amoroso, a própria poesia e os exercícios lúdicos. Uma década depois, nas "Impurezas do branco", escrevia que "as matérias deste livro são Comunicação Persona Viver Amar Problematizar Morrer Divindade Quixotes Artistas Brasil Uma Casa" assim mesmo, com maiúsculas e sem vírgulas segmentadoras, sugerindo que tudo isso concorria, "ao mesmo tempo", para configurá-lo organicamente como poeta.

São temas que se reencontram, como é natural, em "Farewell" (Rio: Record, 1996), volume de originais inéditos, escreve Humberto Werneck no prefácio, "a que veio incorporar-se o poema 'Arte em exposição', inicialmente destinado a constituir livro autônomo", tudo acondicionado numa pasta de folhas datilografadas. No plano da qualidade, podemos imaginá-los disperses, sem incongruência, pela obra anterior, o que implica, é evidente, uma clara repetitividade ou, pelo menos, inevitável redundância. Àquela altura da vida, não seria de esperar, nem mesmo de desejar, que Drummond se renovasse ou renovasse a poesia brasileira. Lê-lo agora é como relê-lo, e isso pode causar alguma insatisfação, aliás injusta, porque, afinal de contas, esta é ainda uma das boas vindimas drummonianas.

Aqui está o "conhecimento amoroso", agora imerso nas consciência senil do pecado ("A carne envilecida'), mas também em memórias pungentes dos amores que se perderam no passado irrecuperável ("A grande dor das cousas que passaram", "Enumeração"), versos em que evocava versos de Camões, assim como Camões se havia identificado com Dante (Nessun maggior dolore ... ). Nessa linha, o poema mais belo do volume é a meditação sobre o conhecimento amoroso transformado no desespero dos amores extintos sob o signo do Tempo, valor supremo da criação poética ("Aparição amorosa"):

"Doce fantasma, por que me visitas/( ... )/Tua visita ardente me consola?/Tua visita ardente me desola./Tua visita, apenas uma esmola".

Outros fantasmas esvoaçam por essas páginas, a começar pelo do próprio poeta ("A casa do tempo perdido", "Imagem, terra, memória'), como nos versos finais: "0 tempo perdido certamente não existe./É o casarão vazio e condenado". O passado é, de fato, um casarão vazio, mas, ainda assim, repleto das "vozes queridas que silenciaram", como, no soneto de Verlaine chamado, precisamente, "Sonho familiar".

Desligar-se da família e do casarão correspondeu a desenraizar-se de sua natureza profunda e, por isso, sucumbindo às tentações o mundo, o poeta acabou por viver "A ilusão do migrante': 'Quando vim da minha terra,/ se é que vim da minha terra/ (não estou morto por lá?)/( ... )/ Ai de mim, nunca saí./ Lá estou eu, enterrado/ por baixo de falas mansas,/ por baixo de negras sombras, /por baixo de lavras de ouro,/ por baixo de gerações,/ por baixo, eu sei, de mim mesmo (... )"

Nem tudo, porém, se passa nessa atmosfera sufocante de nostalgia e tristeza. Mesmo o conhecimento amoroso pode despertar as harmônicas dos exercícios lúdicos, como na "Canção flautim", composta sobre essa rima saltitante e alegre: "Se gostasses de mim/- mirandolim -/eu morria. Morria?/de gozo no sem-fim."

A "própria poesia" está ligada, é inevitável, à ilusão evanescente da Glória e aos caprichos inexplicáveis da Fortuna (Duração"): "Fortuna, ó Glória, se evapora,/ e a glória se esvanesce, Glória./(...)/ Há de restar, Glória - ossatura/desfeita embora em linha espúria -/de modo, Glória, que a criatura,/morta, de amor ostente a fúria."

O indivíduo era a primeira das "características, preocupações e tendências' que lhe condicionavam a poesia, mas, aqui, cada momento, por um livro seminal: "A rosa do povo', em 1945, "Claro enigma", em 1951, e "Amar se aprende amando", em 1985. Como ele mesmo acentuava com uma epígrafe de Valéry, o trajeto levou-os dos acontecimentos efêmeros (como a guerra e as ideologias) para os acontecimentos entediantes (as ideologias e as guerras) dai para o acontecimento único que foi a liberação emocional, de fato, no indivíduo em sua última metamorfose a transformação do conhecimento amoroso em exercício erótico, outra face dos exercícios lúdicos, com a redescoberta do corpo superando as censuras mentais e morais da sociedade e da educação.

Não era, realmente, uma novidade na sua obra, mas foi preciso o jogo conjugado de dois fatores para que se decidisse ao salto definitivo, enfrentando o desafio da Glória, que o colocava acima do bem e do mal, predispondo-o à complacência de uma época liberada, e o do envelhecimento orgânico, tornando mais urgentes todas as impulsões fisiológicas: "Claro que o corpo não é feito só para sofrer, / mas para sofrer e gozar" (o poema "Missão do corpo").

Condicionando tudo isso, o sentimento obscuro de ter tido sobre o berço não a Fada Benfazeja das historietas infantis, mas o Anjo Torto que o condenava a ser o desajeitado sem remissão pela vida afora (0 malvindo"): "Vive dando cabeçada./Navegou mares errados,/ perdeu tudo que não tinha,/ Amou a mulher difícil./ Este, o triste cavaleiro/ de tristíssima figura (....

Aí está o Quixote incluído em sua temática sentimental, figura que falta, por inesperado, na galeria mussorgskiana dos seus "quadros de uma exposição". Lá estão, entretanto, alguns paradimágticos (Santa Teresa com seu orgasmo (sic), Miró, Goya), enquanto, de seu lado, ele parece reconhecer-se no "Auto-retrato" de Soutine: "Sou eu não sou eu?/Sou eu ou sou você?/ Sou eu ou sou ninguém,/ e ninguém me retrata?"

I'm Nobody!", escrevia também Emily Dickinson: "Who are you? Are yoy Nobody too?" "Meu nome é Legião, dizia, no entanto, o Diabo, o mesmo que presidia aos pecaminosos rituais eróticos de Drummond ("A carne envilecida"): "A carne encanecida chama o Diabo/e pede-lhe consolo. O Diabo atende/sob as mil formas de êxtase transido./Volta a carne a sorrir, no vão Intento/de sentir outra vez o que era graça/de amar em flor e em fluida beatitude./Mas os dons infernais são novo agravo/à envilecida carne sem defesa,/e nada se resolve, e o aroma espalha-se/de flores calcinadas e de horror".

Situado, já agora, entre os mestres do passado, Drummond, destina-se a sofrer o parricídio ritual com que as gerações artísticas se afirmam em face dos antecessores. É o que fazia Mário Faustino, Acusador Público do Tribunal Revolucionário, desde 1956, com clara precipitação. A literatura parecia-lhe uma cidade morta, povoada pelos fantasmas de um mundo desaparecido: "... há o sr. Carlos Drummond de Andrade... há o sr. João Cabral de Meio Neto... há o sr. Manuel Bandeira... há a sra. Cecilia Meirelles (... )."

O livro chamava-se "Poesia-experiência", e isso diz tudo, no momento em que o Concretismo e a Geração 45 proclamavam o fim definitivo da era modernista, aliás encerrada com o falecimento de Mário de Andrade em 1945 - o ano da "Rosa do Povo".

 



Carlos Drummond de Andrade
Visite a página de Carlos Drummond de Andrade

 

 

 

 

 

10/08/2005