Mais de 3.000 poetas e críticos de lusofonia!

 

 

 

 

 

Maria do Socorro Cardoso Xavier


Fortuna Crítica: Rubênio Marcelo
 

"Tesouro Redescoberto"

 

 

O livro TESOURO REDESCOBERTO (A Riqueza do Folheto em Verso), um autêntico relicário de reminiscências e informações populares da escritora Maria do Socorro Cardoso Xavier, lançado recentemente pela Editora da Universidade Federal da Paraíba.

Ex-professora universitária, historiadora e pós-graduada em Métodos e Técnicas de Ensino Superior (e ainda em História do Nordeste e História Antiga e Medieval), a prolífera autora dessa maravilhosa obra é pernambucana, mas radicada há anos no Estado da Paraíba - terra abençoada pelas sacrossantas musas do Parnaso - onde nasceram os maiores cordelistas e menestréis cantadores que se tem notícia no nosso país.

Incansável pesquisadora e notável ativista lítero-cultural, Maria do Socorro Xavier, que já possui vários livros publicados, brinda-nos agora com esse Tesouro que documenta amplamente os diversos matizes da nossa riquíssima Cultura Popular e perpassa pela história, conceitos e análises dessa opulenta fenomenologia que tem como expoentes principais os poetas repentistas, cantadores e cultuadores da Literatura de Cordel.

TESOURO REDESCOBERTO, um livro de bela apresentação, com 236 páginas e 12 capítulos de preciosos dados culturais acerca do Populário nordestino e nacional, é fruto de uma louvável dedicação, vivência e pesquisas que permitiram, à sua autora, o substancial mapeamento dessas maganas manifestações populares que tanto enobrecem a alma do nosso país, preservando a nossa identidade social através das gerações.

Obra de imensa grandiosidade e visível potencialidade hedonística, pela simplicidade, clareza e originalidade, Tesouro Redescoberto revela-nos o alto nível de conhecimento, respeito e carinho de SOCORRO XAVIER pela Cultura Popular. Assim, a escritora mostra estar realmente afinada e comprometida com o ofício literário concedido-lhe por Deus, provando que os bons valores permanecem no horizonte, mesmo após ríspidas batalhas travadas com o cotidiano, ao fim das quais se gera a flama ardente da glória e da primazia.

A capa - autêntica e deslumbrante - e a seção de anexos, com ilustrações históricas e emocionantes fotografias de ícones de várias gerações da Literatura Popular, são um "show à parte" neste livro de tantas qualidades.

Enfim, tudo nesta obra é magnífico! E, é certo que, ao saborearmos a fascinante descoberta contida ao longo das páginas desse Tesouro, num conúbio perfeito entre a realidade e o encanto hilariante da ficção, não temos dúvida: a vida faz sentido! Os legítimos epígonos da cultura do povo são os mais felizes dos imortais, porque pertencem a um mundo sem maldades, sem egoísmo; um mundo-paraíso de afortunada seara, que ilumina os peregrinos nas sendas feéricas das imaginações criadoras.

Confesso que já li centenas de publicações e livros de conceituados autores que tratam do assunto, contudo, posso assegurar que Tesouro Redescoberto foi um dos melhores (e mais envolventes) que tive acesso nos últimos tempos. Destarte, tenho certeza que esta obra, que seduz e emociona, qual canto altivo dos trovadores, ecoará viva por muito tempo na memória daqueles que a lerem; e, assim, marcará época na história nacional da "Cultura Popular e suas derivações".

Fico a imaginar a enorme e intraduzível parcela de endoculturação e folkcomunicação que, no seu lídimo mister de educadora universitária, a respeitável Maria do Socorro Xavier, certamente, implantou através de suas aulas, oficinas literárias e palestras ministradas. Fica também, em mim, um sentimento de vazio e saudade, por não ter sido um dos privilegiados e ditosos alunos desta dinâmica e eclética mestra; e também por não ter participado do "Momento de Cultura Popular", um abrangente projeto promovido por esta defensora ardorosa e conhecedora assaz da cultura de massa de um país de 50 milhões de pessoas (espalhadas por nove estados), chamado Nordeste.

Parabéns, Socorro, Minerva-Cantadora! Polímnia-Cordelista, irmã da poesia. Dúctil guerreira anfitriã-da-cantoria!

Redescobri um Tesouro!
 


Da Academia sul mato-grossense de letras
 

Rubenio Marcelo

Leia obra poética de Rubênio Marcelo

 

 

William Bouguereau (French, 1825-1905), João Batista

Início desta página

Maurício Matos