Ana Lúcia Vasconcelos
Resumo
biográfico
Sou licenciada em Ciências Políticas e Sociais pela PUC de Campinas
e tenho mestrado em Filosofia de Educação pela Unicamp. Tive uma
carreira bastante extensa como atriz e jornalista em Campinas e São
Paulo, tendo trabalhando em vários veículos da Editora Abril-Grandes
Personagens da Nossa História, Musica Popular, Mestres da Musica
Universal, Revista Escola, Enciclopédia Abril, Revista Nova, Claudia
Moda, Revista Pop, e fiz free lances para dezenas de jornais e
revistas: Suplemento Cultura de O Estado de São Paulo, Isto É,
Shopping News, Revista Artes, vários house organs, Leia Livros,
Folha de São Paulo, DO Leitura, Etiqueta Moda Profissional, Revista
Visão (inclusive uma capa que foi reproduzida na Seleções do Reader’s
Digest em 19 países da Europa e Estados Unidos. Fui editora de um
jornal de Campinas que já não existe: Jornal de Hoje, escrevi no
Diário do Povo e Correio Popular, Revista Vívere, Jornal de Domingo,
City News, entre outros desta cidade.
Na televisão fui assistente de produção e apresentadora do programa
Semanário das Artes, que depois passou a se chamar Em Cartaz e é o
atual Metrópolis da TV Cultura; participei como atriz do programa
Ator na Arena dirigido por Ziembinski, e da peça Natal na Praça, de
Henry Ghèon, na TV Cultura de São Paulo e fui pesquisadora de Arte
da novela Os Gigantes de Lauro César Muniz, na Rede Globo de
Televisão. Atuei ainda como produtora e apresentadora do Programa
Ponto de Vista da TV Thathi da Rede Manchete de Campinas em 1995.
Traduzi do francês Eu Vejo a Virgem-Vicka narra as aparições de
Medjugorje - que é uma longa entrevista do frei franciscano,
falecido, Yanko Bubalo com a Vicka, uma das cinco videntes que viam
a Virgem, e que saiu pelas Edições Loyola em 1990 e está atualmente
esgotado. De 1990 a 1993 fiz mestrado na Unicamp como bolsista da
CAPES tendo defendido a tese intitulada Diálogos com a
Educação-composta de sete entrevistas com educadores, especialistas
áreas sob a orientação do prof.dr. Joaquim Brasil Fontes.
Atuei de 1963 a 1973 no teatro, começando pelo Teatro do Estudante
de Campinas: O Tempo e os Conways de J. B. Priestley, O Delator (uma
das peças que compõem Terrores e Misérias do Terceiro Reich, de
Bertold Brecht), Somos Como Éramos, de A. Adamov, A Via Sacra de
Henry Ghéon, e algumas peças infanto -juvenis.
Fui uma das fundadoras do Teatro Rotunda, o primeiro grupo de teatro
profissional de Campinas sendo que nosso primeiro trabalho foi a
montagem Electra, de Sófocles, fazendo o papel titulo, com o qual
ganhei o prêmio Revelação de Atriz em 1968 concedido pela Associação
Paulista de Críticos de Arte de São Paulo. No teatro profissional
diz ainda Cemitério de Automóveis, com direção do encenador espanhol
Victor Garcia e produção de Ruth Escobar, Ato Sem Perdão, adaptação
da Antígona de Sófocles e de Anouilh por Millôr Fernandes, com Eva
Wilma no papel titulo, e Medéa de Eurípedes com Cleide Yáconis no
papel titulo. Em 1990 participei da peça Courage, um work in
progress constituído de várias cenas de Mãe Coragem de Brecht,
direção de Mauricio Paroni que na época estava no Piccolo Teatro de
Milano como parte do Primeiro Festival Internacional de Teatro de
Campinas.
Fui co autora com Tereza Aguiar, de um espetáculo sobre o poeta e
dramaturgo espanhol Federico Garcia Lorca, produzido pelo Teatro
Rotunda e apresentado em várias escolas de São Paulo.E a partir de
1989 comecei a escrever teatro tendo prontos os seguintes textos de
teatro infantil e infanto juvenil: A Cor Descontente, ou O Dia que o
Amarelo Sumiu das Caixas de Lápis de Cor; e duas adaptações: O
Jardim das Flores Vivas, do texto O Rapaz de Bronze, de Sophia de
Mello Andresen, poeta e escritora portuguesa; As Aventuras de Alma
no Mundão Afora, do texto Os Porquês da Inveja e da Generosidade do
psicanalista e escritor Conceil Corrêa da Silva.
Adaptei ainda a novela Kadosh, da poeta, ficcionista e dramaturga
Hilda Hilst, e tenho em andamento tres peças: A Incrível Vida de
Mariana Monteiro, Exercícios para Teatro em Quatro Movimentos e
Fernando Pessoa, Ele Mesmo, sobre o famoso, controvertido e genial
poeta português.
Além disso, lecionei história do teatro universal e brasileiro nos
Colégios Romeiro Pereira de Jundiaí e Colégio Culto à Ciência de
Campinas; criei e coordenei uma escola de arte em Campinas chamada
Centro de Estudos Sal da Terra e fui coordenadora do Primeiro
Festival de Teatro Amador promovido pela Prefeitura desta cidade.
Atualmente trabalho em vários projetos: produção de livro sobre As
Aparições da Virgem Maria ao longo da história da cristandade;
produção de livro sobre As Últimas Revelações de Jesus para os
modernos profetas: Madalena Aumont, Vassula Ryden e Je Ne Sui Rien;
elaboração de livro de perfis e entrevistas com poetas, dramaturgos,
diretores de teatro, escritores, cientistas, músicos, compositores,
artistas plásticos, atores, que fiz ao longo da minha carreira; pré
- Roteiro de uma História do Teatro Brasileiro com trechos de peças-
para livro, CD e Vídeo.
Atualmente tenho dois blogs e um site de arte e cultura desativados
www.saldaterra.luzdomundo.blogger.com.br
www.saldaterra_luzdomundo.blogger.com.br
www.saldaterraluzdomundo.v10.com.br
e terminei de escrever um livro sobre a poeta, ficcionista e
dramaturga Hilda Hilst de quem fui amiga onde falo sobre a minha
vivencia com ela e os amigos da Casa do Sol, seu processo criativo,
e a visão de dezenas de críticos e jornalistas sobre sua obra
maravilhosa, inovadora, inédita em língua portuguesa e que só agora,
está começando a ser descoberta aqui e além mar.
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