Mais de 3.000 poetas e críticos de lusofonia!

 

 

 

 

 

Flávio Aguiar 


 

Prefácio, ensaio, crítica, resenha & comentário:


Poesia:


Fortuna crítica:


Alguma notícia do autor:

 

 

 

Culpa

 

Mary Wollstonecraft, by John Opie, 1797

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Da Vinci, La Scapigliata, detail

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Victor Mikhailovich Vasnetsov, The Knight at the Crossroads

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Riviere Briton, 1840-1920, UK, Una e o leão

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Maura Barros de Carvalho, Tentativa de retrato da alma do poeta

 

 

 

 

 

Flávio Aguiar


 

Nota do Editor

Este é o meu presente de Natal. A mim também - a oportunidade de relê-lo. Aos leitores do JP: trata-se de um trabalho de grande categoria. É o posfácio de Flávio (Wolf) Aguiar ao Código dos Códigos, de Northorp Frye, de que Flávio é tradutor.

O livro propriamente dito é excelente. Recomendo-o. O meu, adquirido na Livro Técnico (adquirido, a demonstrar que não estou a elogiar um presente), está todo riscado, anotado, referenciado e será relido neste dia de Natal. É, como disse acima, o meu presente de fim de ano.

A tradução de Flávio Aguiar, perfeita. Jamais vi o tradutor pintado. O posfácio me pareceu tão grandioso que cheguei a gastar alguns trocados com vários telefonemas até localizar o senhor Aguiar em São Paulo. Não! Ele não respondeu. Sequer agradeceu. (O que mais ainda valoriza este reconhecimento.)

Fiz a cópia em fac-símile. Está boa para ler na tela; melhor para imprimir e ler na calma — rede ou cama. Preferencialmente, rede. Melhor ainda como chamariz ao livro de Northrop (Boitempo Editorial);Northrop Frye, Código dos Códigos compre-o, será uma bela compra. Presentei-o; será um belo presente. [Outro livro que muito me encantou neste 2005: Corpo, território do sagrado, também comprado na livraria, de Evaristo Eduardo Miranda, Paulus ou Loyola, não lembro o nome da editora.]

Pena que Frye (foto) já tenha passado desta para a melhor, senão faria saber a ele de toda a minha admiração.

Agora o posfácio de Flávio Aguiar. Sim, valem: livro e posfácio!

E o abraço do Soares Feitosa.

Fortaleza, CE, 24.12.2005.


 


 

 





 



 

 

Sent: Sunday, December 25, 2005 1:14 PM
Subject: Posfácio

 

Poeta Soares Feitosa,

Presente de Natal melhor que este Posfácio era impossível! Li de cabo a rabo. Além das "ressonâncias" propriamente ditas, o autor aborda outros temas que sempre foram de meu interesse. Por exemplo, a menção feita a "uma passagem, uma travessia" está de acordo com a melhor tradição judaico-cristã do "homo viator". Acho mesmo que "Assim caminha a humanidade" seria um ótimo subtítulo para a bíblia (ou para a maioria dos seus livros), pois nela já é possível antever o homem de hoje e seus "sistemas". De fato, não é só que a bíblia, como diz o autor do Posfácio, tenha sido e continue sendo utilizada "para estabelecer a barbárie e a exclusão" ou para "justificar atrocidades", ou que muitos, hoje, a utilizem, indevidamente, "para construir um poder e nele se perpetuar". O Antigo Testamento é, ele quase todo, TAMBÉM um eloqüente exemplo da utilização do sagrado pelo homem para "legitimação" de formas de poder. O Javé que clama contra o derramamento do sangue de Abel transforma-se, depois, na bíblia, no Deus sanguinário, o Deus dos exércitos, Dominus Deus Sabaoth. Estou apenas observando, SEM QUERER JUSTIFICAR NENHUMA COISA NEM OUTRA. Assim caminha a humanidade... Daí a importância de se conhecer a bíblia, independente de se acreditar ou não no seu caráter sagrado...

Mas estou divagando (!?)

MORAL DA HISTÓRIA: acabo de comprar pela Internet o livro Código dos Códigos, do Northrop. Interesso-me demais pelo tema! Valeu a dica!
Um feliz 2006, com o JP a todo vapor! Logo logo mando alguma coisa para publicar.

Grande abraço!

Mauro Mendes

 

 

 

 

 

 

 

fsf. 24.12.2005