Mais de 3.000 poetas e críticos de lusofonia!

 

 

 

 

 

 

 

 

Majela Colares


 


Uma fábula para o século XXI


 

 

Ariana: criatura que se amolda entre a dignidade de Betty Friedan, livre da mística feminista, e a inocência de A Bela Adormecida, longe do estigma de mulher indefesa. Em As Joaninhas não Mentem, Patrícia Tenório, na “peleterra” de Ariana, personagem central do enredo, penetra fundo nas entranhas da consciência e natureza humana. O amor é a temática dominante do livro. O sentimento mais sublime que um ser humano pode sentir por outro, ou por si mesmo, em qualquer circunstância ou momento da vida. Em sua trama, Patrícia consagra o amor ao estágio mais elevado, quase divino. Onde poucos conseguem chegar. E assim ocorre... Três gerações de mulheres confrontam-se com um intrigante desafio: libertar um príncipe de uma maldição. O príncipe do amor perfeito, preso há quase um século, na torre de um castelo, à espera do seu verdadeiro amor. Eis aí o mistério da criação de Patrícia. Recorrendo a uma simbologia que nos remete a reinos, paisagens e indumentárias de tempos medievais, a autora, sabiamente, transporta sua narrativa para dias de nossa época, questionando conceitos, sentimentos e costumes, reverenciados em tempos atuais. E nessa oscilação temporal, pontua-se a sua imaginação.

Com elmo na cabeça, montada em seu cavalo branco, Ariana se dirige à torre. Segue o seu destino; salvar o príncipe. “Longos seriam os caminhos, tortuosos seriam os caminhos, perigosos seriam os caminhos”.

A plenitude humana é o grande mistério a ser alcançado. No contexto da narração, simbolicamente, entende-se ser o castelo o próprio homem; a torre o coração humano e o amor perfeito a plenitude da vida, ou seja, a sapiência do amor próprio. Este o sentimento proclamado pela autora na voz e nos gestos de Ariana e do príncipe Átila.

Segura no manejo da palavra, Patrícia Tenório desenvolve toda sua narrativa de maneira clara e eficiente, pincelando o texto com imagens de visível teor poético, instigando o leitor, parágrafo por parágrafo, a prender-se à leitura e refletir sobre a conquista de Ariana, feminina e não feminista, autentica e feliz, completa em sua essência de mulher, feita para conquistar o mundo e a si mesma, amar e ser amada, plenamente amada.

Dividido em sete capítulos, As Joaninhas não Mentem, é um livro de agradável e envolvente leitura, que traz ao mundo a mensagem de que somente amando a si próprio o homem é capaz de alcançar a substancia divina que o habita. Numa escrita de fina leveza a realidade sóbria da vida adulta se entrelaça freqüentemente com os sonhos livres de infância, tornando-se uma verdadeira viagem ao reino da imaginação dos homens e das crianças de um tempo que se parece tão realista e frio. Digamos: uma fábula para o século XXI.

 



Visite a página de Patrícia Tenório

 

 

 


 

17/11/2006