The Raven 

Jornnal de Poesia
Compilação
SF

 
 
Clube do Arubu


 


          Esta não é uma página de Poe. É uma página do The Raven, nosso popular O Corvo, tão traduzido, tão apreciado. A meta é divulgarmos todas as traduções de The Raven, sendo que, por enquanto, face a face, Poe x Machado; Poe x Pessoa.

          Os ensaios, as teses, as análises, críticas e o que mais aparecer, traduções inclusive, serão bem-vindos. Sobre The Raven, claro.

          A rigor, esta brincadeira — que nada tem de brincadeira — procurará prestigiar a difícil e imprescindível arte-Babel, desculpem, a arte de traduzir, quando um dos mais famosos poemas da literatura mundial recebe diversos e variados tratamentos por parte dos tradutores lusófonos, os principais, a partir deles, logo eles, Pessoa e Machado. Portanto, o patrono deste clube é São Jerônimo, e sua Vulgata. Botem na lista dos homenageados também o padre Manuel Ferreira de Almeida, tradutor português, com certeza.

          Reclamações [e elogios] para:    SF

PS - Poderemos fazer experiências com outros poemas multiplamente traduzidos para o Português. Aceitam-se sugestões. Traductores do nível Machado & Pessoa. 

 


 
The Raven Clube do Arubu
Poe & Machado de Assis Cláudio Abramo
Poe & Pessoa José Lira
Machado & Pessoa Fulano
Pessoa solo Sicrano
Machado solo Beltrano
Oscar Mendes / Milton Amado Ensaios
Emílio de Menezes Teses
 

 Índice Anterior | Página Principal
Comentários para SF