Mais de 3.000 poetas e críticos de lusofonia!

Maria A. S. Coquemala

Poussin, Rebecca at the Well

Poesia & Conto:


Ensaio, crítica, resenha & comentário: 


Alguma notícia do autor:

 

A poeta Maria A. S. Coquemala

 

William Bouguereau (French, 1825-1905), Reflexion

 

 

 

 

 

 

Frederic Leighton (British, 1830-1896), Antigona,detail

Maria A. S. Coquemala



Pequena Biografia

Maria Apparecida Sanches Coquemala é licenciada em Letras, especializada em Linguística, pedagoga. Premiada Pela UBE, Rio, RJ, com A Gruta Azul e Carnaval; pelo Governo da Paraíba, Correio das Artes e Ed. Porto de Lenha, Gramado, RS, com À Espera e Vozes da Primavera, respectivamente. Todos coletâneas de contos e crônicas. Na poesia, publicou Pulsar e Às margens da vida; na Literatura infanto-juvenil, Naná e Beija-flor. Como premiada, participa de antologias no Brasil, Uruguai, Portugal e Itália. Maria reside em Itararé, SP.

 

(Texto redigido em 24.04.2023)

 

Frederic Leighton (British, 1830-1896), Antigona,detail

 

 

 

 

 

 

 

Da Vinci, La Scapigliata, detail

 

 

 

 

 

Maria A. S. Coquemala


 

Comentário sobre Relato de uma peregrinação adolescente, de Soares Feitosa

 

Francisco, oi, bom dia, acabei de ler seu texto, gostei muito, me remeteu à própria infância, quando eu andava uns três km pra acompanhar meus irmãos que iam pegar o ônibus rumo à escola, e eu ficava olhando, com inveja, queria aprender a ler, mas só tinha 5/6 anos, então voltava sozinha pra casa, no sítio, trazendo o jornal do meu pai, passando pela ponte, por trechos de mata fechada, vendo bois nos pastos, uma infância também muito rica nos contatos com a natureza, daí que me enfronhei na sua pele, podendo imaginar o que o garotão de 15 anos sentia... E como você, me espantava o céu estrelado, queria saber o que era uma estrela, perguntava a todo mundo, ninguém sabia, até que numa noite inesquecível uma amiga mais adiantada na escola me explicou o espantoso tamanho, o sol, uma estrela de apenas quinta grandeza, tanta coisa... Jamais esqueci a emoção daquela noite, daí que estou sempre estudando o universo, vendo-o em maravilhosas imagens televisivas, querendo saber mais e mais...

Gostei muito de conhecê-lo (nas entrelinhas do seu texto), sensível, culto, inteligente, emotivo, sou sincera, nos elogios, quando não há o que elogiar, eu apenas me calo.

E gostei da sua linguagem, do seu estilo, nada de modernidades macaqueadas de G. Rosa, Clarice e que tais, ou carregadas de enigmas que cansam, ou até mesmo afastam o leitor. Pude ler seu texto com todos os sentidos, tateando, vendo, ouvindo, sentindo os cheiros, as expectativas, tudo fluindo no devido ritmo, se repetindo na oportuna enfatização, uma verdadeira peregrinação juvenil, pois você caminhava mesmo para o mais sagrado da sua vida, a sua instrução, os livros, a revelação que eles lhe traziam.... Haveria muito mais a dizer, mas não sou crítica literária, me faltam ferramentas para isso. Minha especialidade é Linguística.

Um grande abraço, Maria.

 

 

Link para o Relato da Peregrinação Adolescente

 

Da Vinci, La Scapigliata, detail

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Muito mais de não sei quantos mil poetas,

contistas e críticos de literatura.

Clique na 1ª letra do prenome:

 

A

B

C

 

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

Q

R

S

T

U

V

W

 

X

Y

Z

 

 

WebDesign Soares Feitosa

Maura Barros de Carvalho, Tentativa de retrato da alma do poeta

 

 

SB 17.04.2023