Ruth de Paula Gonçalves
Bio-bibliografia
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (1992), graduação
em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (1985), Especialização em Educação
Infantil, discutindo o sexismo presente na prática do educador Infantil. Mestrado em
Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Londres/Universidade Estadual
do Ceará (1999), analisando Concepções de ocupação do adulto sob o ponto de vista da
criança e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará, com pesquisa sobre
(de)formação das crianças catadoras de lixo como ser social. (2006). É professora do
Curso de Psicologia, com experiência nas áreas de Psicologia da Infancia, Psicologia
da Adolescência e Psicologia da Aprendizagem, Processos Psicológicos Básicos(Inteligência,
Pensamento e Linguagem), Psicologia e Educação e Teorias Psicogenèticas. É professora do
Mestrado em Educação no Programa de Pos graduação em Educação PPGE-UECE com atividades de
pesquisa na area de Formação do Educador discutindo as Pedagogias do Aprender a Aprender
e a repercussão de uma suposta crise do construtivismo na formação do educador e a relação
Trabalho e Educação no Contexto da Crise Contemporânea do Capital, uma Crítica aos
Paradigmas Pós-Modernos da Formação Docente. No estágio de Pós-doutorado realizado
na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) deu continuidade a questão da
relação entre teoria e prática, buscando examinar os fundamentos que norteiam a
Psicologia Social no Ceará, em sua História e Devir.Utilizando como referencial
a ontologia marxiano-lukacsiana desenvolve estudos na área da psicologia histórico-cultural,
(Vigotski,Leontiev,Luria), como a pesquisa Atividade e Ser Social:quando os trabalhadores
são alunos, destacando a teoria da atividade de Leontiev, na análise da fundamentação
teórico-prática nos programas oficiais de atendimento ao jovem,(projovem) e os sentidos
da relação trabalho e educação na formação do trabalhador-aluno.
(Texto redigido em 15.02.2023)
|