José Louzeiro
Biografia
José de Jesus Louzeiro foi um escritor, roteirista e autor de telenovela
brasileiro.
Iniciou sua carreira como estagiário em revisão gráfica no jornal O Imparcial
em 1948 aos dezesseis anos de idade. Em 1953, aos 21 anos, se transfere para
o Rio de Janeiro onde foi trabalhar no semanário: A Revista da Semana e no
grupo dos Diários Associados de Assis Chateaubriand, mais especificamente como
"Foca" em O Jornal e daí foi deixando suas marcas através de suas redações
nos jornais Diário Carioca, Última Hora, Correio da Manhã, Folha e Diário do
Grande ABC e nas revistas Manchete e Diário Carioca.
Por mais de vinte anos atuou também como repórter policial. Na literatura,
estreou com o conto Depois da Luta, em 1958. No cinema, escreveu os diálogos
do filme: Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia, baseado no romance de sua
autoria lançado em 1976 pela editora Civilização Brasileira. Escreveu outros
livros sobre casos policiais famosos como o Caso Araceli e o assassinato de
Cláudia Lessin Rodrigues. O romance reportagem Aracelli, meu amor, foi
censurado durante a ditadura militar a pedido dos advogados dos acusados.
Em Carne Viva (1988) traz personagens e situações que lembram as mortes de
Zuzu Angel e seu filho, Stuart. Seus livros são, na maioria, contos biográficos,
narrados como romance-reportagem, chegando perto de quarenta publicações. A
ele se atribui a introdução no Brasil do gênero literário romance-reportagem,
que no exterior tivera como representante Truman Capote, que escreveu A Sangue
Frio.
Assinou também o roteiro de dez filmes, sendo quatro deles já populares como
Pixote, a Lei do Mais Fraco, Os Amores da Pantera de Jece Valadão, O Homem da
Capa Preta e Amor Bandido, com Paulo Gracindo.
Escreveu telenovelas como Corpo Santo e Guerra sem Fim na extinta Rede Manchete.
Mas sua telenovela O Marajá, uma comédia baseada no governo de Fernando Collor
de Melo, foi proibida de ir ao ar, numa época em que não havia mais censura no
Brasil. Depois desse episódio, o autor conta que começou a enfrentar dificuldades
para realizar novos projetos na televisão.
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