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Leandro Rodrigues

droguesir@gmail.com

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Alguma notícia do poeta:

Autor do livro de poemasAprendizagem cinza (Patuá, 2016), Leandro Rodrigues, nasceu em 06/01/1976 em Osasco -SP, onde reside com a esposa Lúcia A. Lins e o filho João Gabriel. Formado em Letras - Pós-Graduado em Literatura Contemporânea, é Professor de Literatura Brasileira e Língua Portuguesa. Também é autor do blog poético nauseaconcreta.blogspot.com.br,  e um dos autores da Revista Zona Da Palavra. Possui alguns poemas em diversos sites e revistas literárias como:  Zunái, Germina, Mallamargens, Cult, Antônio Miranda Portal de Poesia Iberoamericana, Musa Rara, Portal Vermelho, Cronópios, Banquete Poético, SérieAlfa (com traduções do poeta catalão Joan Navarro), Revista Alagunas, Diversos e Afins, O Novelo, Revista InComunidade (Portugal) etc. (abril de 2016)

 

 

 

Rubens Jardim:  Leandro Rodrigues, fui até lá, li os poemas e fiquei impressionado com a qualidade. Dosagem certa em todos. Dos mais longos aos mais curtos. Parabéns, meu caro.

Rosana Piccolo: Muito bons seus poemas, sobretudo São Paulo IX (é uma série?). Bom ler alguém escrevendo sobre São Paulo de forma tão visceral e bela. Meus parabéns.

Chiu Yi Chih: Uma imagética que lida com um certo estranhamento do olhar na cidade de São Paulo!

Antonio Carlos Secchin: Caro Leandro, recebi Aprendizagem e ontem mesmo comecei a lê-lo. Apreciei a diversidade temática e estilística, parabéns! Abraço, Secchin.

Soares Feitosa: Fiquei muito bem impressionado com a sua poética. O tema Crepuscular x Auroral na literatura (aliás, na vida) me interessa sobremodo.

Victor Az - para o poema A Golpes de Martelo: Ficou muito bom, geralmente nesse tipo de estrutura é comum o autor ficar preso ao rigor geométrico, a quantidade de caracteres que a linha seguinte perde é geralmente constante, nesse isso não ocorre, as linhas são moldadas de acordo com a mensagem que o autor quer transmitir.

Eduardo Lacerda: Gostei sobretudo dos poemas mais longos que são excepcionais. Os outros mais curtos e concisos também são excelentes. Refletem muito bem o cinza de São Paul”

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Allan R. Banks (USA) - Hanna

 

 

 

 

     
 
Wilson Martins

 

Herodias by Paul Delaroche (French, 1797 - 1856)
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gerardo Mello Mourão

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nauro Machado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

José Nêumanne Pinto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Culpa

 

 

 

 

 

 

 

 

Alphonsus Guimaraens Filho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rubens Ricupero

 

 

 

 

 

 

Ascendino Leite

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vicente Franz Cecim

 

 

 

 

 

 

Leandro Rodrigues

 


 

SONETO DAS EMBARCAÇÕES

São mares de mim bravios e remotos
Em que nenhuma embarcação resta
Em que caem portos, desmoronam naus
De fúrias e constelações, perdidas guias

E em cais não se ancoram, em nós soltos
De tempestades e atrozes símbolos
De carnes e sal que em bocas são água
Que no corpo é falsa sombra de espera

Turvam-se bússolas, perdem a proa
E singelas facas que desatam convés
Cortam a carne, atira-se ao fundo

Os mares de mim são profundos
Escondem dragões e cavernas,
De escureza perene, servil, de almas torpes
                                                     [e vícios.

 

SONETO À CIDADE DE SÃO PAULO

Tens um santo no nome e quem te vela?
Em tuas ruas italianos, ateus, japoneses
Escondem a cara no odor parco, nas vezes
Mais raras do olhar para o lado, para a cela.

À luz da neblina que te encobres,
Ó cidade sem nenhum lirismo, frio
Corpo em movimento, olhos atentos, crio
Num andar este poema estranho que em ti foges

Tua prece, meu torpor, esta invalidez,
És o gosto azedo (avesso) do cinza, do chumbo
Na minha boca cada vez mais sem cor, nem tez...

Aqui em teu colo, o granito de meu túmulo esquecido!
Por ti, São Paulo, não a Londres desmedida, darei meu rancor,
Minha pálida revolta, meu pressentimento terno e vencido.

 

SONETO AO CAVALEIRO DA TRISTE FIGURA

És triste, cavaleiro da tristíssima figura?
Teus olhos estão embrenhados em presságios
E devaneios, nos sonhos mais diversos, na amargura
Em que escondes, por certo, prisões, naufrágios?

Sei que enfrentas a morte - e um ideal esquecido
Que permanece rijo - tu és ao mesmo tempo o tempo
A luta vã e imemorial do sonho na realidade, és vencido
Na noite travestida, às pás do infindo moinho de vento.

E se acaso te escondes em tantos outros que desafiam séculos
De tiranias obtusas, no sangue, nas formas que invertes
O lado da lua, o torpor dos olhares tétricos.

São lamentos que ousam não mover moinhos inertes
Tua lança para tão além d´Espanha, dos olhares tão céticos:
— Quem serão os reis e a liberdade do ideal que divertes?

 

 

SONETO DE INFÂNCIA

O país adormece. Tudo faz-se escuro.
Entre correntes e escombros,o menino desperta
Acuado sem saber onde, cercado por muro
E em toda a parte uma tristeza opaca e incerta

O menino inventa o dia, as horas e inseguro
traça na folha tímidas rimas, compõe-disseca
nas sombras, os sonhos  -  verso mais duro
E segue em país adormecido com a porta aberta,

nas venezianas, o resto de ar - paisagem
no rosto do menino  o soneto que não se faz
a dureza das noites mais frias e a imagem

de um lugar além, palavra distante
o punhal que corta não o corpo, mas a alma
na cicatriz e inerte, o menino adormece, confiante.

 

 

SONETO DA HORA QUASE FINAL

Virás assim, Senhora: uma certa noite
Quando estiver mais cheio de projetos
De vontades e pensamentos de revolução e açoite
Quando não me conter de desventuras e desejos

Tu virás com teu beijo frio, tua voz rouca
E me tocarás apenas com tua boca de lua
Nos papéis avulsos: poemas sobre a louca
D´Espanha ou outra sifilítica meretriz nua

Por saber que virás - deixarei a porta aberta
Sejas bem vinda, Criatura... Sejas bem vinda, incerta
Adentrarás forte, tranquila e nostálgica!

Então romperás o silêncio, grito enternecido - o corpo
De quem antes foi palavra - reteso porto
E agora não é mais que um verso na noite cáustica.

 

 

NAUFRÁGIOS FRÁGEIS

se as palavras desdobram
- origamis do nunca.
eu me desdobro e redobro
papel fino, facilmente
                          embalado

Laços - nós - frouxos.
se o tempo recobra
- antagônico, cru.

eu me ancoro no nada
prendo-me aos porões e convés
- naufrágios do sem-fim.

Laços - nós - frouxos.

 

 

A LENDA DA VITÓRIA-RÉGIA

A lua refletida no lago
Uma índia vem e com um dedo
                                [a conquista

Muito antes dos americanos.

 

PARA VOZES SONÂMBULAS

Decoro os teus riscos
no grito da escuridão
silenciosa
- meu canto vazio
 

Esta solitária observação
dos astros
muda tragédia em cada
passo.

 

ISADORA DANÇA

Isadora Duncan
mesmo morta
ainda dança na  contra-luz
                               da Lua.

Isadora  ousa   precipita-se
num        passo           solto
                           e profundo
                padedê-precipício

Então  salta  num  voo
livre     tênue
em   slowmotion-pasodoble
                         frágil-infinito.

 

RELÓGIOS ANTIGOS

Dizem que antigamente
quando morria alguém na casa,
paravam os ponteiros do relógio
naquela hora,

Naquele minuto-instante.
E assim permaneciam
dias, semanas...

Como guardando intactos
o momento crucial.

Então, uma boa mão mais velha
acertava os ponteiros.

E o tempo voltava a correr
Irrestrito-incondicional.

Belos relógios antigos,
não apenas contavam as horas, mas
demarcavam o tempo e as existências.

 

SONETO À LOUCA DE ESPANHA

Como louca de Espanha blasfemavas
Aos deuses, aos sóis, deusa-anã
Na treva desafiavas noites e amavas
Onde estão meus olhos, estrala da manhã?

Indagavas portos, ancoravas frias embarcações
E saltavas em graça, num primeiro aceno
De suspiros e mistérios e fartas canções
Onde estão meus filhos, estrela de aveno?

E longe, a carne, da máscara tão nua,
Encenavas um canto, uma prece, um rastro
Ou apelo para os olhos, para a Lua

Ao mar emprestavas o medo escuso
Um torpe verso, uma lei de enclaustro
Onde estão meus laços, estrela do escuro?

 

 

 

 

 

 

 

 

28.4.2017