Jornal de Poesia, editor Soares Feitosa

Maria da Conceição Paranhos

Sent: Sunday, June 26, 2005 8:16 PM
Subject: Sua viagem

Entre o Francisco e o SF havia de ter ocorrido a peregrinação: de homem mítico para homem cotidiano, do animal para o homem, do homem para o animal.

Pobre de quem não quis se encontrar com seu animal e seus ensinamentos geofágicos.

Sabe, meu amigo, algo tem de muito doer para se chegar à Escola, esta, digo, da vida. Sua peregrinação era para esta, você certamente o sabe agora.

E conviver com a dor! Amestrá-la ao corpo e à alma. É a alegria dos tristes e o júbilo dos criadores.

Para você, sempre, a mais profunda amizade, a mais doída saudade, de você, alegria.

Maria da Conceição Paranhos

De volta à Peregrinação

 
 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Jornal de Poesia, editor Soares Feitosa

Carlos Felipe Moisés

Sent: Thursday, June 23, 2005 11:19 AM
Subject: Fernando Pessoa

 

Caríssimo Feitosa:Carlos Felipe Moisés

Gostei demais da peregrinação adolescente do seu Francisco, no encalço da vida plena a que temos direito, na idade em que chegamos e tendo feito o que fizemos. Parabéns!
Se lhe sobrar uma pausa, ajude por favor a divulgar o programa anexo.

Fico-lhe devendo mais uma.

Abraço fraterno do seu

Carlos Felipe
 

De volta à Peregrinação

 
 
 

 

 
 
 
 
 
Jornal de Poesia, editor Soares Feitosa
 

Astrid Cabral

Sent: Sunday, July 03, 2005 10:31 PM
Subject: Peregrinação

 

Peregrinação Feitosa

Meu querido amigo Soares Feitosa

Grata pelo convite de refazer via-leitura sua peregrinação Astrid Cabraladolescente. Foi um verdadeiro prazer viajar na garupa de linguagem tão fascinante.

Confesso que tive até uma pontinha de inveja, pois bem que sonhei na adolescência pegar uma canoa e sair pelo mundo peitando o desconhecido. Mas, sendo mulher, sempre fui protegida e impedida de muita coisa. Primeiro o respeito ao avô, que perdi pai aos quatro. Depois o zelo do marido e em seguida cinco filhos na barra da saia.

Só agora na velhice me deparo com a solidão, que como você diz (e já disse Pierre Brassence ou George Moustaki, não me lembro bem qual, naquela canção “Non, je ne suis jamais seul avec ma solitude”) é companhia fantástica. Agora não disponho mais do vigor físico para enfrentar uma peregrinação. Imagine a humilhação ou o sacrilégio, fui a Compostela em ônibus turístico!!!

Tenho pra mim que a peregrinação se distingue da viagem por propiciar a descoberta de limites e forças  pessoais, isso que você chama de o animal que mora na gente. Mais que o encontro com o novo de longínquas paisagens e pessoas, a peregrinação leva ao encontro da gente mesma, o que está dentro de nós, mas escondido. È conquista mais do interior que do exterior. Uma espécie de desafio. Concorda?

Ao longo de sua narrativa há reflexões inesquecíveis: é andando até doer que você se dá conta das pernas. Outra: “O prazer de fazer é que faz a diferença entre o cativeiro e a devoção”. Isso é pura sabedoria, amigo.

Obrigado por repartir comigo experiência tão enriquecedora, o testemunho desse sertão conhecido tão pela rama e por isso mesmo preservado da poluição do turismo.

Com a saudade da

Astrid

 

De volta à Peregrinação

 
 
 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Jornal de Poesia, editor Soares Feitosa

Marina Leitão

Sent: Wednesday, June 15, 2005 9:30 AM
Subject: Oi Soares Feitosa!

 

Meu querido Amigo Poeta!

Você me surpreende cada vez mais! Marina Leitão

Você entra e sai de suas personagens, com uma habilidade extraordinária, se desdobra, se multiplica...

Adorei muito  "do relato de uma peregrinação adolescente", gostei muito especialmente quando você fala: "O homem, se for de coragem, quanto mais sozinho, mais coragem", concordo plenamente, porque é quando estamos sós, diante do perigo, do desconhecido, que nós sabemos se somos fracos ou fortes e, é só aí que o homem de coragem sabe quem ele é na realidade, porque sendo de coragem ele vai enfrentar a fera...

Abraço grande para um grande POETA

Marina Leitão

De volta à Peregrinação

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

Jornal de Poesia, editor Soares Feitosa

Antônio Seixas

To: ff44ff
Sent: Saturday, June 18, 2005 4:35 PM
Subject: Viagem ao haimi

 

Amigo Soares Feitosa, sua experiência é bastante interessante. Lendo-a lembrei-me de Bashô, o eterno peregrino, a ensinar-nos o "haiku-dô" (O caminho do Haicai). Todo haicaista realiza sua peregrinação por tortuosas trilhas, buscando o verdadeiro haimi (espírito do haicai).

Em breve lhe conto uma de minhas andanças.

Um abração,

Antônio Seixas

De volta à Peregrinação

 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jornal de Poesia, editor Soares Feitosa

Aldo de Oliveira Jr

Sent: Monday, June 13, 2005 8:26 AM
Subject: Re: Informações

 

Muito bom, Feitosa!

Bom mesmo!

É de uma densidade impressionante. O Francisco tem realmente uma história, não uma "aparição".

Parabéns, novamente!!!

Aldo

De volta à Peregrinação

 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jornal de Poesia, editor Soares Feitosa

Renato Suttana

Sent: Monday, June 20, 2005 10:34 AM
Subject: Viagem pela noite adentro
 

Soares:

Li o seu escrito (sobre a viagem) e gostei muito. Sempre acheiRenato Suttana que é necessário não só uma vez na vida, mas muitas, empreender essa jornada. Você captou bem (e, sobretudo, o expressou magistralmente) o sentimento e, por assim dizer, o espírito da viagem, e o fez até no sentido físico da palavra: a noite, o deserto, a aproximação do animal e os conseqüentes abalos. Quem é que pode ficar inerte?

Lembrei-me do filme "Náufrago", de Robert Zemeckis, que interessa não tanto pela figura do homenzinho ali, na ilha, a comer coco, a descobrir o fogo e depois a se lançar sozinho no mar vasto, sobre uma jangada rústica, em companhia só da baleia e do seu medo, mas pelo final realmente perturbador - em que o vemos lá, outra vez sozinho, parado sobre um cruzamento de estradas no meio de uma paisagem deserta, em pleno lugar nenhum. É pelas paisagens desertas que o homem começa? Vai para onde, para Onde, para o Lugar.

Atravessar os ermos ensina.

Vai o abraço, do

De volta à Peregrinação

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Jornal de Poesia, editor Soares Feitosa

Ruy Espinheira Filho

From: "Ruy Espinheira Filho" <refpoeta@terra.com.br>
To: <soaresfeitosa@uol.com.br>
Sent: Monday, June 20, 2005 11:00 AM
Subject: Belo texto!

 

Grande Feitosa:

Rapaz, que beleza de texto! Fiquei comovido, pois também jáRuy Espinheira Filho andei pelo sertão, tanto de dia quanto de noite, não viajando - mas caçando perdiz. Do que me arrependo hoje, mas naquele tempo eu achava caçar muito natural.

Enfim, o bicho homem é mesmo um animal predador... Em compensação, às vezes faz coisas belas - como o seu texto. Muito obrigado por tê-lo enviado a este seu amigo.

Um abraço grande,

Ruy.

De volta à Peregrinação

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Jornal de Poesia, editor Soares Feitosa

Ronaldo Costa Fernandes

From: "Ronaldo Costa Fernandes" <rc29fernandes@yahoo.com.br>
To: "Soares Feitosa" <soaresfeitosa@uol.com.br>
Sent: Wednesday, June 22, 2005 9:50 AM
Subject: Re: Viagem


Ronaldo Costa Fernandes

Caro Feitosa,

Que maravilhoso texto este seu Do relato de uma peregrinação adolescente! É obra memorialística, é obra de ficção da melhor cepa. É no Ceará que também se produz uma das expressões mais contundentes da poesia brasileira do momento.

E você é um grande artesão e mestre das palavras.

Ave, Feitosa!
 

De volta à Peregrinação

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Jornal de Poesia, editor Soares Feitosa

F. Silveira Souza

Sent: Monday, June 20, 2005 7:37 AM
Subject: Re: Viagem

 

SOARES,  que coisa bonita sua "Viagem"!

Lendo, perdi até o sono. Viajava-se a pé na maior tranqüilidade, não importava a hora. Agora, de veículo, é assalto a qualquer hora. Creio que o culpado de tudo é o dinheiro (naquele tempo não havia). Aliás, o dinheiro é o causador de toda essa celeuma na TV. Só fala em CPI, Delúbio, Jéferson, Zé Dirceu, correios, mensalão, Marco Valério et coetera caterva de corruptos... Como era bom no tempo do Pe. Leitão! Só se respirava estudo, saber, cultura.

Um grande abraço do Silveira

 

De volta à Peregrinação

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Jornal de Poesia, editor Soares Feitosa

Vera Queiroz

Sent: Saturday, June 25, 2005 8:15 PM
Subject: Re: Viagem

 

Meu caro poeta, não tem como seguir seu mapa (nem mesmoVera Queiroz sei o que seja espigato ou cancão), tem de ter um rumo e a palavra que o siga, tem de ter essa imensidão de histórias e de vida que você acumulou e recria pra gente se encantar. Como é bonito seu percurso, poeta, estamos todos lá pegando na sua mão pro medo sumir e olhando assim encantados aquele céu de astronauta e fazendo pedido pra estrela cadente. Que ela continue com você, poeta, e conosco também, nesse presente que nos deu.

um forte abraço,

vera queiroz

 

Nota do Editor:

A divulgação do texto tem sido feita com esta mensagem, digamos, regional; daí o espanto de Vera:

"Poeta, se você tiver uma viagem, ainda que bem rápida, digamos, ali ao quintal, apenas a gritar um "espigato" contra o bichano que ameaça pegar seu cancão de fogo, mando-lhe este mapa, modelo, modo e abraço. Basta clicar, sem vírus, garanto-lhe:

Soares Feitosa

 

De volta à Peregrinação

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Jornal de Poesia, editor Soares Feitosa

José Peixoto Júnior

From: Peixoto
Sent: Saturday, June 25, 2005 4:00 PM
Subject: Viagem

 

Vaqueiro véio.

Fui contigo nessa imensa crônica poema-em-prosa, naJosé Peixoto Jr classificação de Afrânio Coutinho. Tenho a perguntar-te, a leitura foi a criadora da pergunta: naquelas idas, acorria à tua cabeça alguma visão do teu futuro? Isto é, já vislumbravas o que perseguias? Outra pergunta: Fazenda Catuana, nome sonoro, nascestes ali? Tens idéia do significado desse nome? No item 89 chamou-me a atenção "no mesmo trom". Esse "trom" é trom mesmo, ou é "tom"? Não, porque lá em nós, palavras tomavam outras formas. Mudando de assunto: Mandei correspondência para Genuíno na rua Manoel Jesuíno, 478, Varjota, CEP 60175-270, e voltou. Que q'ue faço?!

Um abraço,

Peixoto Júnior

 

De volta à Peregrinação

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Jornal de Poesia, editor Soares Feitosa

Angela Togeiro

Sent: Sunday, June 26, 2005 12:17 AM
Subject: Francisco e SF

 

Oi Feitosa, embora preferindo, oi Francisco

É sua vida? Sua busca de ser e seu próprio encontro na sabedoria que se liberta na viagem?

Bastante profundo, terei de ler mais vezes para alcançar a mensagem total.

Parabéns, pela inovação, idealização e sobretudo pela descrição, que me fez viajar sua viagem, daí a releitura ser necessária.

Angela Togeiro/ Belo Horizonte

 

De volta à Peregrinação

 
 

 

 

 

 

Jornal de Poesia, editor Soares Feitosa

Cissa Oliveira

From: Cissinha
Sent: Tuesday, June 14, 2005 1:59 PM
Subject: Do Relato de uma peregrinação adolescente

 

Soares Feitosa

Que interessante e curioso, desde a idéia, esse questionárioCissa de Oliveira que ao final é um relato recheado de poesia. Se tivesse o título de Pretexto à Poesia - talvez que parecesse óbvio - seria justo. Ao menos foi o que me ocorreu.

Que viagem!

Abraços,

Cissa de Oliveira

De volta à Peregrinação

 
 

 

 

 
 
 
 
 
Jornal de Poesia, editor Soares Feitosa

Claudio Willer

Sent: Sunday, June 26, 2005 9:42 AM
Subject: Re: Viagem

SF

Que beleza! O texto é fluente como a própria caminhada! Prossiga, continue o trajeto, e publique tudo em livro.

De volta à Peregrinação

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Jornal de Poesia, editor Soares Feitosa

Cida Sepúlveda

From: apa
Sent: Thursday, June 23, 2005 11:41 AM
Subject: Do relato de uma peregrinação adolescente

 

Feitosa 

Que entrevista gostosa. engraçado que me identifico muitoCida Sepúlveda com várias passagens, o meu sertão infantil e adolescente é o interior do sp, mas eu poderia dizer que sem peregrinar tantos km, peregrinei como você em busca do "animal".

Concordo que deveria ser um rito de passagem a todo adolescente, uma peregrinação. Problema é que os sertões estão povoados de paredes e imagens e os carinhas e as carinhas se deitam nas poltronas e fazem as viagens sem nenhum esforço - morte prematura da alma? E do corpo?

Só fiquei ressabiada com a história do jumento em vez de jumenta? Oras, oras, seu Feitosa!

Abração,

Cida Sepulveda

De volta à Peregrinação

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Jornal de Poesia, editor Soares Feitosa

Paulo Rezende

Sent: Monday, June 20, 2005 7:47 AM
Subject: Re: Viagem

 

Obrigado, velho Soares, pelo prazer de começar uma semana com uma história boa. Nem li tudo de uma vez, guardei como pedaço de rapadura que a gente rói aos poucos, pra ir adoçando a caminhada.

Abração

Paulo

De volta à Peregrinação

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Jornal de Poesia, editor Soares Feitosa

João Arlindo Corrêa Neto

From: "Arlindo Corrêa" <arlindocorrea@terra.com.br>
To: "Soares Feitosa" <soaresfeitosa@uol.com.br>
Sent: Monday, June 13, 2005 2:53 PM
Subject: Re: Viagem

 

Caríssimo Soares Feitosa,

 

Comecei a ler a tua entrevista e não consegui parar...não queria parar! Embevecido, tive que ler novamente.

Penso que todo nordestino deveria lê-la. Na verdade, trata-se de um esturro lírico, um mergulho profundo no passado. Pena que nunca tenha feito tal peregrinação. O meu pai fez, meu avô também,
de chinelas de currulepo, de alpercatas de rabicho. As minhas peregrinações cingem-se ao interior da alma, embora possa sentir o
sol no cangote e o vento batendo de leve no rosto; alguns salpicos de chuva, na verdade gotas de orvalho.

Obrigado, poeta, pelo presente, obrigado por essa viagem deslumbrante.

Um fraternal abraço.

João Arlindo Corrêa Neto - Marquês do Bessa
 

De volta à Peregrinação

 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
Jornal de Poesia, editor Soares Feitosa

Willis Santiago Guerra

Sent: Saturday, June 25, 2005 4:16 PM
Subject: Re: Viagem

 

POETA, ADOREI ESSA SUA AUTO-ENTREVISTA! E já "capturei"Willis Santiago Guerrauma frase de lá para um trabalho que meu filho está fazendo para a PUC, sobre peregrinações - nem precisa dizer qual, né?! Acho que V. mostra ali claramente como está indo "diretim" para o mesmo lugar de onde hoje sai a melhor poesia brasileira, a meu ver, dentre a que é feita pelos vivos: a de Manoel de Barros. Outro dia falei isso de público no Rio, numa palestra de filosofia, e foi um alvoroço - só que me contestavam citando poetas mortos - claro que sua poesia está cada vez mais viva, mas eu insisto nesse fato de estarmos aqui debaixo do mesmo sol ainda, e não da mesma terra...

Sabe que agora tem no Rio uma Academia Brasileira de Filosofia cheia de poetas, a começar pelo Carlos Nejar? Coisas do Rio, esta nossa velha capital imperial.

E obrigado por lembrar que o Kant era poeta, sendo versos o que tem de melhor da pena dele.

Por fim, não me canso de dizer como estou agradecido por ter V. ter disponibilizado na internet os meus quase poemas, pois agora eu os tenho comigo praticamente em qualquer lugar - daí, outro dia, enquanto meu filho me mostrava os (primeiros) poemas dele, eu pude mostrar para ele os meus também, e foi muito lindo. Abraços líricos,

Willis.

De volta à Peregrinação

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Jornal de Poesia, editor Soares Feitosa

Edna Oliveira de Sant'Ana

Sent: Sunday, June 26, 2005 2:57 PM
Subject: Re: !!! ???/ "Do relato de uma peregrinação adolescente."

 

Poeta Soares Feitosa!

Embora a sua recomendação para que eu lesse “ Do relato de uma peregrinação adolescente”, tenha sido acidentalmente, eu o fiz com o maior prazer! Aliás, já lhe confessei, sempre leio o Jornal de Poesia!

Comovi-me com a sua caminhada por uma região que, lamentavelmente, conheço tão pouco e, a proporção que avançava na leitura, transportei-me e fiz a peregrinação junto com você. Fiquei imaginando sensações do tipo: frio, medo, fome, dor, cansaço, desconforto, desânimo, prazer, deslumbramento e, por fim, a sensação do dever cumprido.

Vislumbrei no seu simples ato de andar a pé por uma região tão inclemente, uma aventura fantástica, onde o herói é um idealista e em busca desse seu ideal enfrenta todos os obstáculos.

Parabéns, poeta! Você tem uma trajetória de vida como poucos e não é à toa que tem tanta coisa para nos relatar em forma de prosa e verso.

Edna Oliveira de Sant'Ana

De volta à Peregrinação