CONFUSÕES
sobe ao pódio e
avista
na platéia o passado
indissolúvel em águas
ultrapassadas na imersão
com que suas lembranças
ressurgem altaneiras
e os anos passados
são alvos dos ataques
esquece as aventuras
contadas em rápidas palavras
de oferecimentos e descobrimentos
o futuro se apresenta
inócuo em luzes descoloridas
e frias de invernos
alcançados antes do tempo
preferido aos esquecimentos
no que se repetem as estações
se tornam pinturas enquadradas
em molduras onde cupins se alojam
e trabalham suas alimentações
autofágicas rememorações
consomem capítulos
alcançados em propagandas
e conversas olvidadas
ao público não cativo
dos facilitadores
aventura o restante em única ficha
e recolhe no tablado o nada
consta em seu favor
aos pares aos ímpares
insucessos sucedidos
em mal agradecido
aceno de quem sai
a solidão opaca
em sua mala resta a roupa
usada em situações
análogas de descrença
e vulnerabilidade
o final é o gesto parado
onde o braço levanta a mão
e o ônibus passa lotado.
(Pedro Du Bois, POETA em OBRAS, Vol. I, Edição do Autor, fragmento)
na platéia o passado
indissolúvel em águas
ultrapassadas na imersão
com que suas lembranças
ressurgem altaneiras
e os anos passados
são alvos dos ataques
esquece as aventuras
contadas em rápidas palavras
de oferecimentos e descobrimentos
o futuro se apresenta
inócuo em luzes descoloridas
e frias de invernos
alcançados antes do tempo
preferido aos esquecimentos
no que se repetem as estações
se tornam pinturas enquadradas
em molduras onde cupins se alojam
e trabalham suas alimentações
autofágicas rememorações
consomem capítulos
alcançados em propagandas
e conversas olvidadas
ao público não cativo
dos facilitadores
aventura o restante em única ficha
e recolhe no tablado o nada
consta em seu favor
aos pares aos ímpares
insucessos sucedidos
em mal agradecido
aceno de quem sai
a solidão opaca
em sua mala resta a roupa
usada em situações
análogas de descrença
e vulnerabilidade
o final é o gesto parado
onde o braço levanta a mão
e o ônibus passa lotado.
(Pedro Du Bois, POETA em OBRAS, Vol. I, Edição do Autor, fragmento)