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Pedro du Bois

pedro_dubois@terra.com.br

John William Godward (British, 1861-1922), Belleza Pompeiana, detail
 

Poesia:

 


 
Vera Queiroz

Ensaio, crítica, resenha & comentário: 

 


Fortuna:


Elizabeth Marinheiro
 

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Sandro Botticelli, Saint Augustine, Ognissanti's Church, Firenze

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conceição Paranhos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Regina Sandra Baldessin

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Maria Maia

 

 

 

 

 

 

Culpa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pedro Du Bois

 


 

CONFUSÕES

 
sobe ao pódio e avista
na platéia o passado
indissolúvel em águas
ultrapassadas na imersão
com que suas lembranças
ressurgem altaneiras
e os anos passados
são alvos dos ataques

esquece as aventuras
contadas em rápidas palavras
de oferecimentos e descobrimentos

o futuro se apresenta
inócuo em luzes descoloridas
e frias de invernos
alcançados antes do tempo
preferido aos esquecimentos

no que se repetem as estações
se tornam pinturas enquadradas
em molduras onde cupins se alojam
e trabalham suas alimentações

autofágicas rememorações
consomem capítulos
alcançados em propagandas
e conversas olvidadas
ao público não cativo
dos facilitadores

aventura o restante em única ficha
e recolhe no tablado o nada
consta em seu favor
aos pares aos ímpares
insucessos sucedidos
em mal agradecido
aceno de quem sai

a solidão opaca
em sua mala resta a roupa
usada em situações
análogas de descrença
e vulnerabilidade

o final é o gesto parado
onde o braço levanta a mão
e o ônibus passa lotado.

(Pedro Du Bois, POETA em OBRAS, Vol. I, Edição do Autor, fragmento)

 

 

 

 

 

Ecos

A voz recorda as horas
em que, pequeno,
tinha certeza de que o amor,
como nos filmes,
permanecia em beijos.

Abraçar a heroína,
geralmente loira,
esguia em seios fartos,
alimentou a minha adolescência.

O Cine Teatro Pampa,
em sessões vespertinas,
fez nossa alegria
com filmes europeus.

Duvido que o comendador,
proprietário do cinema,
tenha assistido qualquer
daqueles filmes.

Infelizmente, o cinema
foi transformado em estacionamento.
E o comendador morreu.

(Pedro Du Bois, REENCAMINHADO)

 

 

 

 

 

Jogos

Corre, no deslocamento espera a bola;
no lançamento, a bomba sobre a cidade;
o centroavante busca o espaço
onde a bomba lançada explode,
contra a trave a bola se choca;
corpos retalhados atirados
de volta ao meio de campo;
não há repouso para os corpos;
carcaças expostas; a falha na jogada;
insepultos, empobrecem a paisagem,
frustram a atenção da torcida,
incendiando a raiva que perpassa;
cabisbaixa, começa a deixar o estádio;
povo subjugado pela força, a volta
se mostra inócua; o vencedor espera
ser para sempre, que a casa explodiu
com a bomba; efêmero lapso
em que a derrota cristaliza.

(Pedro Du Bois, O MOVIMENTO DAS PALAVRAS)

 

 

 

 

Mão

Pela mão
atravessa a rua
criança

a rua larga
a rua alarga
a mão se cansa

a criança solta a mão
cansada.

(Pedro Du Bois, POUCAS PALAVRAS)