Jacques-Louis David (França, 1748-1825), A morte de Sócrates

Jacques-Louis David, França, 1748-1825:

A morte de Sócrates.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jornal de Filosofia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Do Círculo Hermenêutico Periférico

ou

Da Introdução aos Símbolos

 

 

Soares Feitosa

 

2.

O Partido dos Trabalhadores

e sua crise de 25 anos:

algo a ver com os seus símbolos?

 

 

Até o seu 24º ano, o PT rodou em mar de rosas. Algumas pequenas derrotas, acidentes de percurso, mas chegou ao pódio. Como leitor de símbolos, não discuto culpas. Nem culpados. Sequer assumo o compromisso com a verdade. Meu único compromisso é com a “leitura” dos signos, símbolos e garatujas. Encontro-os por aí, a esmo, sem procurá-los. Afinal, sou um advogado, sem tempo para preocupações com feitiçarias. Por favor, antes de prosseguir, garanto-lhe: não sou feiticeiro. Sequer religioso. Muito menos acredito em forças do além. Não consigo, eu mesmo, entender esta mania de vez por outra me deparar com símbolos, a lê-los sem ter nada a ver com assuntos de publicidades. Afinal, os publicitários é que os criam e deles vivem.

Não! Não sou do ramo. Fui jornalista na juventude, publicitário até, mas da área comercial somente, aquele que vende os anúncios, sem nenhum vínculo com os departamentos de criação, na finada Gazeta de Notícias, Fortaleza, Ceará, idos de 1961.  Não me pergunte, meu caro leitor, onde aprendi tais "feitiçarias", mesmo porque, presumo, inexistam escolas.

Contudo, ninguém pode negar que entre uma pepsi-cola, mais saborosa, mais saudável, e uma coca-cola, bem menos, há um algo a mais a justificar o maior sucesso da coca-cola. O símbolo, aquelas letras da coca-cola? Os seus slogans? Acho que sim. Aqui no Brasil, o que dizer dos pingüins da Antárctica e das demais cervejas, ainda que mais isto e aquilo? Os pingüins estão ganhando, mal-grado grande problemas gerenciais por que passou essa cervejaria no passado.

Por igual, o Banco do Brasil versus Bradesco. O BB, onde trabalhei muito jovem, logo depois da atividade de jornalista e publicitário, vive problemas que não os tinha antes do símbolo atual. Já o Bradesco, lucros sobre lucros! Símbolos, com certeza! enquanto o do Banco do Brasil é simplesmente péssimo, demoníaco mesmo; o do Bradesco, excelente. Demoníaco, por favor, no seu sentido simbólico, que demônio mesmo, eu nem acredito nele, que Deus me defenda e guarde. [Como o leitor já vai percebendo, um lado racional, meu, os nega; o lado noite, dos símbolos, também meu, os crê. Confuso, não?]

Veja, meu caro leitor, o símbolo do Banco do Nordeste, adotado há uns dez anos, belíssimo, cheguei a escrever para o banco pedindo informações, concurso nacional, arquiteto de porte, essas coisas. Pois o Banco do Nordeste, a partir dele, tem padecido o que o demônio enjeita no inferno: Byron Queiroz, presidente, com pesados problemas judiciais; agora a cueca recheada de dólares de gente, dizem os jornais e o Ministério Público, de gente ligada à administração atual.  Por favor, este estudo não tem compromisso com a verdade, mas com aquilo que símbolos produzem: verdadeira ou não, a voz geral.

Pode até ser que a cueca do irmão do assessor do irmão do Presidente do PT sequer fosse uma cueca, mas um calção; que dólares fossem de brinquedo; que, aliás, tudo não tenha passado de um engano, mas o fato real, é que, independente da verdade, o Presidente do PT caiu feito uma jaca madura, e os jornais e Ministério Público fazem, segundo os jornais, ligação dos dólares cuecais com a atividade do banco. Por conta do símbolo, é claro!

Esta é, portanto, uma interpretação a léguas dos enunciados da lógica. Também diferente de um comentário político. E, por favor, nada a ver com religião, zodíacos, cartomantes e coisas da estirpe. Um estudo, porém, de valores que vêm desde os tempos. Fontes: tradições não escritas, os clássicos da antiguidade, livros fundadores das religiões, estes de forma desligada dos dogmas da fé, mas de forma absolutamente respeitosa.

Desde muito jovem, preocupo-me com essas "leituras". Nenhuma explicação. Neste julho de 2005, ante a crise política por que todos passamos, num dia qualquer de julho, abri página do PT na rede mundial de computadores. E o meu absoluto assombro. Só agora, julho de 2005, resolvi revelar esta faceta que só tenho comentado com meus amigos mais próximos: feiticeiro, aliás, leitor de símbolos. Mas, por favor, creia-me, não sou feiticeiro, nem acredito nessas coisas. Nos símbolos, sim; em sua força irracional, sim. Só isto. Nada de feitiços. Não os creio!

A seguir, fac-símile da page do Partido dos Trabalhadores. Veja-a você mesmo. Em suas garatujas, toda a derrocada petista, que na minha leitura, independe de culpados.   

Aqui não há leituras nas letras, mas nos símbolos. Não apenas as figuras, o semiótico, mas algo mais amplo: a ambiência. Pretendo levar esta página adiante, concluindo-a em livro de um certo porte. Não apenas os símbolos da crise, mas uma análise bem mais ampla. Vitória e derrocada de Collor de Mello. Vitória e desgaste de Lula. E mais um bocado de símbolos outros, de empresas que deram n'água e de outros de pleno sucesso.

Veja, abaixo, os símbolos do Partido dos Trabalhadores. Leia-os, se possível. No final desta página, um link para a "leitura" feitoseana. Creio nos símbolos ancestrais. E em sua influência a uma leitura que não é sob os olhos. Falaremos disto mais adiante.

Um aviso: nada contra o PT. Muito pelo contrário, estava a torcer fortemente por Lula, Dirceu, Palocci e equipe. E Severino.


 

 

Índice - basta clicar:

  1. Início desta desta página: Do Círculo Hermenêutico Perifério ou Dos Símbolos — Prólogo e proposta.

  2. O Partido dos Trabalhadores e sua crise de 25 anos, algo a ver com os símbolos?

  3. Os símbolos do PT, decifrações.

  4. Os símbolos de Severino Cavalcanti e sua crise mensalinha.

  5. Os símbolos do Banco do Brasil e do Banco do Nordeste

  6. Decifrando os símbolos do BB e BNB

  7. Ascensão e queda de Roberto Jefferson — símbolos: o riso, as palmas e o silêncio.

  8. Mais símbolos, os varapaus da Bíblia

 

   
 

 

Agora, a parte prática:

Veja o fac-símle da primeira parte

da página oficial do

Partido dos Trabalhadores, 21.8.2005

 

 

 

Fac-símile da parte final da

página oficial do

Partido dos Trabalhadores, 21.8.2005

 

Leitura dos símbolos da crise do PT

Clique na estrelinha para "ler"

 

 

 

 

Dos leitores

Abílio Terra Júnior

Adriano Espíndola

Afonso Luiz Cornetet

Albano Martins Ribeiro

Antônio Aurelino Santos da Costa

Aricy Curvello

Auro Ruschel

Betwel Cunha

Carlos Felipe Moisés

Claudio Willer

Floriano Martins

Francisco Gomes de Moura

Frederico Pereira

Geraldo Peres Generoso

Helena Pedra

Henrique César Cabral

Izacyl Guimarães Ferreira

Lauro Marques

João Soares Neto

José Arlindo Salgado DeSouza

Luiz Paulo Santana

 

Mara Alanis

Maria Helena Nery Garcez

Maria Isabel Araújo

Mario Cezar

Mario Moreira

Milton Larentis

Nilto Maciel

Ozório Couto

Rodrigo Magalhães

Rogério Lima

Rubenio Marcelo

Ruy Espinheira Filho

Sérgio de Castro Pinto

Sergio Wanderley

Valdir Rocha

Walkíria de Souza

Wladimir Saldanha

Weydson Barros Leal

Zilmar Pires Mota

 

 

 

 

jornaldepoesia@hotmail.com