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Chantal Castelli

Theodore Chasseriau, França, 1853, The Tepidarium

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Poesia:


Ensaio, crítica, resenha & comentário: 


Fortuna crítica: 


Contos:


Alguma notícia da autora:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Albrecht Dürer, Head of an apostle looking upward

 

Leonardo da Vinci,  Study of hands

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Chantal Castelli


 

Bio-bibliografia


Quem lê os textos da jovem poeta paulistana Chantal Castelli logo percebe que ela tem — e cultiva — uma capacidade especial de observar e transfigurar miudezas do cotidiano. Essa característica aparece tanto em seu primeiro livro (Memória Prévia, publicado em 2000) como em inéditos mais recentes que tive a oportunidade de ler.

Pelo menos na poesia que escreveu até agora, não se espere de Chantal o verso enfático com a celebração de idéias altissonantes ou de incêndios da paixão. Seus poemas falam baixo. O andamento é milimétrico, e as sensações vêm contidas, precisas, pinçadas sem alarde. Estão ali, no chão, no muro, nos registros de água e luz, ou podem ser vistas pela janela da memória.

Essa capacidade de flagrar "flores mínimas, resumo de conversas na cozinha" está no primeiro poema ao lado, "Constelação". Além de ter dado à autora o título de seu livro — "tento recompor/ a memória prévia" —, esse poema revela dois outros aspectos. Primeiro, a dedicatória a Carlos Drummond de Andrade mostra uma das influências da autora. Depois, sugere uma profissão de fé implícita.

Em "Revelação" surge outra faceta de Chantal, que também é fotógrafa de fina sensibilidade. Aí o que prevalece é o olho da artista que fixa a poesia das imagens. Nesse "retrato impossível" também se notam ecos de Drummond, como em "apenas a idéia viajando na carne". O olhar fotográfico aparece ainda no poema seguinte, sem título, onde salta um "esboço de luz / saudando o entendimento / de nossos corpos".

O último poema ao lado, o inédito e recente "Mapa", é dedicado à poeta americana Elizabeth Bishop (1911-1979). Nele, as miuçalhas do cotidiano ainda dão o tom, associados a lances biográficos da escritora homenageada. Mas nesse texto, assim como nos outros da mesma fornada, Chantal parece encontrar um modo poético mais pessoal, já livre de influências facilmente identificáveis.

Além de poeta e fotógrafa, Chantal Castelli é professora de literatura e ensaísta. Com o ensaio "Espaço e Memória em Boitempo", participou do livro Drummond Revisitado (Unimarco, 2002), que reúne análises de vários autores sobre a obra do poeta itabirano.
 


Fonte: Ave Palavra
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Poussin, The Nurture of Bacchus

 

 

 

 

 

Chantal Castelli


 

Constelação
Para Carlos Drummond de Andrade


Tento recompor
as paredes de louça,
a porta da rua apodrecendo,
os tijolos aparentes
no muro onde dois registros
— água e luz —
saltavam, dois olhos
de vidro opaco.

Contemplo-os agora
na janela da memória
— ou serão também espelho,
reflexo de mim mesmo?

A tarde parecia eterna
nos pés do menino junto à horta,
na caixa d'água que era berço e túmulo,
na coleção de cacos e suas flores mínimas,
resumo de conversas na cozinha,
tinidos, subentendidos...

Tento recompor
a memória prévia,
o tempo duplo,
a casa em chiaroscuro,
no papel que
(mesmo querendo)
não posso rasgar.

 

 

 

 

Ticiano, Salomé

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Ricardo Alfaya

 

 

 

 

 

 

 

 

Poussin, Rinaldo e Armida

 

 

 

 

 

Chantal Castelli


 

Revelação


Tento decifrar
uma foto que não há:
ao lado da janela meu pai
e eu
e nosso reflexo no vidro
de uma tarde morta.

O retrato impossível me fita,
imagem-lembrança de desejo,
provando mudo
que o que resta
não é jamais o uso
dos melhores sonhos,
mas apenas a idéia
viajando na carne:
os pés sobre os quais não dancei,
a mão que não retive,
os lábios que não marcaram minha face.

Somente o olhar
espiritual-imperfeito
alcança-me agora
dessa tarde morta
e sem registro.
 

 

 

 

Bernini, Apollo and Dafne, detail

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Roberto Pires

 

 

 

 

 

 

 

 

Jean Léon Gérôme (French, 1824-1904)

 

 

 

 

 

Chantal Castelli


 

Sem Título


Não um poema
que descrevesse o desenho
de tua mão
procurando-me esta manhã;
sendo que é
de impalpável fibra
esse aceno.

Mas um poema
que soubesse dizer
ao menos da perfeita mudez
dessa hora, do primeiro
esboço de luz
saudando o entendimento
de nossos corpos.


 

 

 

Soares Feitosa, dez anos

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Miguel Sanches Neto, 2002

 

 

 

 

 

 

 

 

Poussin, The Judgment of Solomon

 

 

 

 

 

Chantal Castelli


 

Mapa
Para Elizabeth Bishop


A boneca velha imunda
não serve à viagem de trem
mas o silêncio aflito
os ruídos pequenos de cão triste
e o vômito amarelo
de sua doença pela manhã.

A menina e a avó tardia
trocam bolachas água e sal
medem silêncios
sob o trecho empoeirado
de sol na cabine.

Até lá
as meias, do avesso
esconderão a sujeira
de rata do campo
agora metida em trajes marrons
lições de tricô.

Até saber-se
nem árvore
nem cão
nem outra pessoa qualquer
na sala de espera
de um consultório dentário.

 

 

 

Ticiano, O amor sagrafo e o profano, detalhe

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14/01/2005