Alberto Beuttenmüller
Bio-bibliografia
Alberto Frederico Beuttenmüller nasceu em São Paulo em 1935.
Passou parte da infância no Rio de Janeiro, mais precisamente na
Vila Isabel, e em Minas Gerais – Juiz-de-Fora e Belo Horizonte – no
Espírito Santo – em Vitória e Cachoeiro de Itapemirim. Talvez, tenha
nascido daí seu interesse pelos vários Estados do Brasil. Em
Brasília esteve nos seus primórdios, da qual o autor guarda boas
lembranças. Há cerca de dois anos desenvolve cursos para alguns
artistas de Brasília, com o intuito de atualizá-los na linguagem
contemporânea, além de realizar leituras de suas obras.
É autor, como crítico de arte (membro da AICA- Associação
Internacional de Críticos de Arte) de Viagem pela Arte Brasileira,
Editora Aquariana, SP, 2003, além de outras obras: Aldir –Geometria
da Cor, 1982 e Críticos X Artistas, 1983, ambos da Editora Arte
Aplicada; e Volpi, Ianelli e Aldir, da Editora IOB, 1990; e Gravura
Brasileira – História e Crítica, 1991, Banespa Cultural.
Como crítico de Arte do Jornal do Brasil, foi curador da 14a Bienal
de São Paulo (1977), a Bienal que mudou a Bienal de São Paulo, pois,
pela primeira vez, os países foram obrigados a apresentar-se dentro
de conceitos criados pelo Conselho de Arte e Cultura da Fundação
Bienal de São Paulo, do qual o autor foi secretário, vice-presidente
e presidente (1976-78)
Criou e foi curador da I Bienal Latino-Americana, em 1978, sob
título Mitos e Magias com o objetivo de fazer com que os países da
América Latina se conhecessem melhor entre si.
Participou da Comissão de Arte da Funarte (1984-86), a que realiza a
programação cultural da entidade e o Salão Nacional de Arte
Contemporânea.
Fez parte da Comissão de Arte do MAM-SP (1984-85). Por sua
iniciativa o Panorama da Arte Atual Brasileira passou a dividir-se
em Arte Tridimensional, Arte sobre Papel e Pintura.
Professor convidado de História da Arte da Unicamp em 1986.
Diretor do Paço das Artes da Secretaria de Estado da Cultura de São
Paulo (83-87).
Membro da Comissão de Artes Plásticas da Secretaria de Cultura de
São Paulo (1990-93).
Diretor do Museu de Arte Brasileira da FAAP – Fundação Armando
Álvares Penteado. (1993-94).
Professor de História da Arte Ocidental da Fundação Mokiti Okada de
1997 a 2000.
Professor de História da Arte Ocidental no MAM-SP de 2000 a 2002.
Curador de exposições e professor de História da Arte da Fundação
Mokiti Okada (2005).
Curador e professor de História da Arte do Museu Brasileiro da
Escultura –MUBE (2005).
Livros de poesia: Ciranda, .Acquilla, 1963; Hora Total, lpm
1965; Espadamormarmorte, 1969, Brasil Editora 1970; Katatruz,
roswita Kampf e Massao Ohno editores, 1982, com análise críticas de
Benedito Nunes e Mário Chamie. A sair: A Pele da Palavra.
Livros de prosa para jovens: O Mistério do Azul Turquesa, ed.
Atual, 1992; O Enigma dos 7 Dragões Dourados, Atual, 1994. O Amor
que o Sol Proibiu, LTD, 1996.
Prosa adulta: 2012–A Profecia Maya, ed. Ground 1996; A
Serpente Emplumada, 1998; ambos traduzidos em Espanha pela EDAF e
pela Ed. Pergaminho, de Portugal, além de o Círculo do Livro da
Colômbia, 1998.
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