Alguma
biografia
CLAUDIO WILLER (São
Paulo, 1940), poeta, ensaísta e tradutor. Livros publicados; poesia,
prosa, ensaios e principais traduções:
-
Anotações para
um Apocalipse,
Massao Ohno Editor, 1964, poesia e manifesto;
-
Dias
Circulares,
Massao Ohno Editor, 1976, poesia e manifesto;
-
Os Cantos de
Maldoror,
de Lautréamont, 1ª edição Editora Vertente, 1970, 2ª edição Max
Limonad, 1986, tradução e prefácio;
-
Jardins da
Provocação,
Massao Ohno/Roswitha Kempf Editores, 1981, poesia e ensaio;
-
Escritos de
Antonin Artaud,
L&PM Editores, 1983 e sucessivas reedições, seleção, tradução,
prefácio e notas;
-
Uivo, Kaddish
e outros poemas
de Allen Ginsberg, L&PM Editores, 1984 e sucessivas reedições,
seleção, tradução, prefácio e notas; nova edição, revista e
ampliada, em 1999; edição de bolso, reduzida, em 2000; nova
edição, 2005;
-
Crônicas da
Comuna,
coletânea sobre a Comuna de Paris, textos de Victor Hugo,
Flaubert, Jules Vallés, Verlaine, Zola e outros, Editora Ensaio,
1992, tradução;
-
Volta,
narrativa em prosa, Iluminuras, 1996, segunda edição, 2002;
terceira edição, 2004;
-
Lautréamont -
Obra Completa - Os Cantos de Maldoror, Poesias e Cartas,
edição
prefaciada e comentada, Iluminuras, 1997; segunda edição em
2005;
-
Estranhas
Experiências,
poesia, Editora Lamparina, Rio de Janeiro, 2004.
Como mostram esses
títulos, seus vínculos são com a criação literária mais rebelde e
transgressiva, incluindo aquela ligada ao surrealismo e à geração
beat.
Prepara-se para
publicar ensaios, Surrealismo, Poesia e Poética, em
uma coletânea da Editora Perspectiva, prevista para sair em 2007, e
seu primeiro livro de poesias no exterior, Poemas para leer en
voz alta, Editorial Andrômeda, San José, Costa Rica.
Em antologias e
publicações coletivas, entre outras, Alma Beat, L&PM
Editores, 1985; Folhetim - Poemas Traduzidos, org. Nelson
Ascher e Matinas Suzuki, ed. Folha de São Paulo, 1987, com uma
tradução de Octavio Paz; Artes e Ofícios da Poesia, org.
Augusto Massi, ed. Artes e Ofícios - Secretaria Municipal de Cultura
de São Paulo, 1991; Sincretismo - A Poesia da Geração 60,
org. Pedro Lyra, Topbooks, 1995; Antologia Poética da Geração 60,
org. Álvaro Alves de Faria e Carlos Felipe Moisés, Editorial Nankin,
2.000; 100 anos de poesia brasileira – Um panorama da poesia
brasileira no século XX, Claufe Rodrigues e Alexandra Maia,
organizadores, O Verso Edições, Rio de Janeiro, 2001; Azougue 10
anos, depoimentos e poemas publicados na revista Azougue,
org. Sergio Cohn, Azougue Editorial, Rio de Janeiro, 2004; Paixão
por São Paulo – Antologia poética paulistana, Luiz Roberto
Guedes, organizador, Editora Terceiro Nome, São Paulo, 2004.
Traduzido e publicado
no exterior, entre outros lugares, em Modernismo Brasileiro und
die Brasilianische Lyrik der Gegenwart, antologia da poesia
brasileira por Curt Meyer-Clason, Druckhaus Galrev, Berlim, 1997;
Narradores y Poetas de Brasil, coletânea de Floriano Martins,
revista Blanco Móvil, primavera de 1998, México, DF;
Brasil 2000, Antologia de Poesia Contemporânea Brasileira, org.
Álvaro Alves de Faria, ed. Alma Azul e Instituto Português do Livro
e das Bibliotecas, Coimbra, Portugal, 2000; Alforja XIX – Revista
de Poesía, México DF, fevereiro de 2002, edição dedicada à
poesia brasileira; Un nuevo continente – Antologia Del
Surrealismo en la Poesía de Nuestra América, antologia de poesia
surrealista latino-americana, organização de Floriano Martins,
Ediciones Andrômeda, San José, Costa Rica, 2004; Poesia 141,
Carabobo, Venezuela, Vol. XXV, nº 5, Maio-Julho de 2005: Poesía
Brasileña, seleção de Floriano Martins, tradução de Carlos
Osório.
Poemas e depoimentos
também em revistas literárias: Poesia Sempre, Azougue,
Alguma Poesia, Anto (Portugal), Continente Sul-Sur,
Orion, etc.
Bibliografia crítica
formada por ensaios, resenhas, reportagens e citação em obras de
consulta e de história da literatura brasileira, como as de Afrânio
Coutinho, Alfredo Bosi, José Paulo Paes, Luciana Stegagno-Picchio.
Dezenas de prefácios
e posfácios de outros autores, inclusive ensaio publicado como
posfácio de Um estrangeiro na legião,
volume I das Obras Reunidas
de Roberto Piva, editora Globo, São Paulo, 2005.
Como crítico e
ensaísta, colaborou em suplementos e publicações culturais:
Jornal da Tarde, Jornal do Brasil, revista Isto É,
jornal Leia, Folha de São Paulo, revista Cult,
Correio Braziliense, etc, e imprensa alternativa: Versus,
revista Singular e Plural e outros.
Co-editor da revista
eletrônica Agulha,
www.revista.agulha.nom.br.
Filmografia e
videografia, com destaque para Uma outra cidade, documentário
de Ugo Giorgetti com os poetas Antonio Fernando de Franceschi,
Rodrigo de Haro, Roberto Piva, Jorge Mautner, Claudio Willer,
exibido na TV Cultura, São Paulo e na Rede Pública de TV, disponível
em vídeo, produção SP Filmes e TV Cultura de São Paulo. Também
Inventário da Rapina,
média-metragem (50´) em 35 mm. de Aloysio Raulino, poemas de
Jardins da Provocação sobre cenas da cidade de São Paulo, 1984,
exibido em cineclubes e mostras; Antes que eu me esqueça,
média-metragem em super-8, 36´, de Jairo Ferreira documentando
leitura de poesia, 1977; Filmedemência, de 1985,
longa-metragem dirigido por Carlos Reichembach, participação
representando a si mesmo.
Dezenas de
participações em congressos, seminários, ciclos de palestras,
apresentações públicas de autores, oficinas, etc, no Brasil e no
exterior.
Depois de ocupar
outros cargos e funções em administração cultural, atuou como
assessor e coordenador da Formação Cultural na Secretaria Municipal
de Cultura de São Paulo, responsável por cursos, oficinas
literárias, ciclos de palestras e debates, leituras de poesia, de
1994 a 2001.
Foi presidente da
União Brasileira de Escritores, UBE, em quatro mandatos, de 1988 a
1992 e de 2000 a 2004; também secretário geral da UBE em outros dois
mandatos, de 1982 a 1986, conselheiro e presidente do conselho da
entidade de 1994 a 2000 e novamente conselheiro de 2004 em diante.
Formação acadêmica
como sociólogo (Escola de Sociologia e Política) e psicólogo
(Instituto de Psicologia – USP). Termina tese de doutorado em Letras
Comparadas, DLCV-FFLCH-USP, com o título Um Obscuro Encanto: Gnose,
Gnosticismo e a Poesia Moderna.